Durante o Carnaval de Belo Horizonte em 2025, drones equipados com câmeras de reconhecimento facial desempenharam um papel crucial no patrulhamento das festividades, colaborando para a prisão de 72 pessoas entre os dias 1º e 4 de março. A tecnologia foi utilizada para identificar indivíduos com mandados de prisão em aberto, e os suspeitos foram abordados e detidos por equipes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
As imagens capturadas pelos drones eram transmitidas para uma central de videomonitoramento, onde eram comparadas com o banco de dados da PMMG. Quando um foragido era reconhecido, as equipes de segurança eram acionadas para a abordagem. Desde que a tecnologia foi implementada, 204 prisões foram realizadas com o auxílio das câmeras inteligentes. A tecnologia também contribuiu para o combate ao tráfico de drogas durante os blocos de carnaval.
O comandante-geral da PMMG, coronel Frederico Otoni, destacou que o uso dos drones se mostrou eficaz, não apenas durante o carnaval, mas também para grandes eventos como jogos de futebol. A tecnologia será expandida para todo o ano, sendo aplicada em locais com grande movimentação de pessoas e em outros eventos de grande porte.
Além das prisões realizadas com o apoio dos drones, o balanço da operação “PMMG 250 anos: Carnaval 2025” revelou que, em todo o estado, 3.495 pessoas foram presas — 3.265 em flagrante e 158 por mandados de prisão. Também foram apreendidos 611 veículos, 155 armas de fogo, 348 armas brancas, além da recuperação de 164 celulares e 132 veículos roubados.
Leia mais: Drones com reconhecimento facial ajudam na prisão de 72 pessoas durante o carnaval de BH- Usina Jatiboca, com mais de 100 anos de história, anuncia fechamento e deve demitir mil trabalhadores em Urucânia (MG)
- PM encontra estufa com 160 pés de maconha em casa no bairro Jardim das Palmeiras, em Uberlândia
- BH inaugura núcleo especializado para crianças e adolescentes com autismo na Santa Casa
- Domingo de sol, calor e ar muito seco toma Minas Gerais: atenção à hidratação e riscos da baixa umidade
- Professora com deficiência visual vira referência na dança e na inclusão em Minas Gerais
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews




