19.1 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaOperação Overlord: Polícia Civil desmantela célula neonazista com atuação em Minas Gerais...

Operação Overlord: Polícia Civil desmantela célula neonazista com atuação em Minas Gerais e São Paulo

Nova Lima, Poços de Caldas e Campinas entre os alvos

Uma megaoperação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desarticulou nesta quarta-feira (18) uma célula neonazista que vinha atuando em Minas Gerais e São Paulo. Batizada de “Operação Overlord”, em alusão à ofensiva dos Aliados contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial, a ação envolveu mais de 100 policiais civis e resultou na prisão de cinco pessoas, além da apreensão de um vasto material de propaganda de ódio.


Nova Lima, Poços de Caldas e Campinas entre os alvos

Segundo as investigações, os integrantes do grupo tinham como base de atuação as cidades de Nova Lima, na Grande BH, Poços de Caldas, no Sul de Minas, e Campinas, no interior paulista. Em Nova Lima, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão e outro de busca e apreensão. No local, foram encontrados livros que exaltam o nazismo, bandeiras de supremacia branca e cadernos com mensagens de ódio.

Em Poços de Caldas, três suspeitos foram presos, sendo que um deles já estava detido por outros crimes de ódio no presídio de Varginha. Já em Campinas, além da prisão por envolvimento com a célula neonazista, um dos investigados foi flagrado com pornografia infantil, o que aumentou a gravidade das acusações.


Grupo promovia treinamentos e espalhava mensagens de ódio

De acordo com a PCMG, os investigados se organizavam para promover ações criminosas como:

  • Pichações de suásticas e símbolos neonazistas em espaços públicos
  • Distribuição de panfletos com mensagens antissemitas e de ódio racial
  • Organização de encontros secretos em áreas de mata, com treinamento paramilitar
  • Produção de materiais de contrainteligência para evitar investigações

A polícia destacou que o grupo possuía uma hierarquia interna, com lideranças responsáveis por recrutar novos membros e estabelecer estratégias de disseminação do extremismo.


Arsenal preocupante e manual de contraespionagem

Nas buscas, além de livros e materiais de propaganda neonazista, os policiais apreenderam:

  • Fardas paramilitares
  • Armas brancas (facas, soco inglês e balestras)
  • Simulacros de explosivos
  • Materiais de acampamento
  • Cadernos com anotações de estratégias de contraespionagem

Segundo a PCMG, o volume de material apreendido reforça o nível de organização e periculosidade do grupo.


Líder do grupo já havia sido preso em BH

O chefe da célula é um jovem de 20 anos, preso anteriormente em Belo Horizonte por crimes de ódio. Ele era responsável por coordenar os encontros, recrutar novos integrantes e desenvolver métodos para evitar a detecção das atividades do grupo.


Investigações continuam e novas prisões podem ocorrer

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Racismo, Xenofobia e Intolerância Religiosa, seguem em andamento. A Polícia Civil não descarta novas prisões nos próximos dias, à medida que o material apreendido for analisado.

Leia mais: Operação Overlord: Polícia Civil desmantela célula neonazista com atuação em Minas Gerais e São Paulo

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira



CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui