Os dados de 2023 da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam uma preocupante concentração de acidentes em algumas das principais rodovias de Minas Gerais. Entre essas estradas, destaca-se a BR-050, com trechos críticos mais densos na região do Triângulo Mineiro, e também surpreende a situação na BR-381.
Na BR-050, a cada 6,7 quilômetros percorridos, os motoristas encontram um ponto com histórico de acúmulo de desastres, um índice mais alto do que em outras vias. Em contraste, a famigerada BR-381, conhecida como Rodovia da Morte em alguns trechos, apresenta uma média próxima, com 7,3 quilômetros a cada ponto de concentração de acidentes.
Surpreendentemente, a parte da BR-381 que liga Betim à divisa com São Paulo, conhecida como Rodovia Fernão Dias, registra muito mais pontos concentradores de acidentes por quilômetro do que o trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade. Isso fica evidente nos números: enquanto a Fernão Dias acumula 102 pontos críticos, o trecho de BH a Valadares somou 27, equivalente a apenas 26% do total do trecho oposto.
As ocorrências registradas pela PRF indicam que a BR-381 enfrenta desafios significativos, mesmo nos trechos duplicados ou de múltiplas pistas. O professor Raphael Lúcio Reis dos Santos, do Departamento de Engenharia de Transportes do Cefet-MG, destaca a imprudência e falhas geométricas das vias como principais causas dos acidentes.
Além disso, o grande volume de veículos, especialmente os pesados, contribui para agravar a situação, como observado no trecho de 11 quilômetros em Betim. O afunilamento da pista em diversos pontos, somado ao intenso tráfego, cria condições propícias para desastres.
Em 2023, Minas Gerais registrou 9 mil acidentes nas rodovias federais, resultando em 727 mortes e 11.775 feridos. A BR-381 foi a mais afetada, com 2.641 desastres, seguida pela Fernão Dias, com 2.029 ocorrências. Esses números alertam para a necessidade de medidas urgentes para garantir a segurança dos motoristas que trafegam nessas vias.