24.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralCésar Menotti e Fabiano recebem, amanhã, títulos de cidadãos honorários de Belo...

César Menotti e Fabiano recebem, amanhã, títulos de cidadãos honorários de Belo Horizonte  

A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a pedido do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares | Carmen Lopes – Assessoria de Imprensa

Aclamada e admirada pelos mineiros e pela população de Belo Horizonte, a dupla César Menotti & Fabiano reside na capital mineira desde a adolescência. No entanto, nenhum dos dois artistas nasceu por aqui. Mas, a partir de amanhã, 9 de julho, vão receber os títulos de cidadãos honorários e passarão a ser considerados belo-horizontinos.

Por indicação do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB), os dois irmãos, que completam 20 anos de carreira em 2024, vão receber a homenagem, no plenário Amynthas de Barros, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), às 19h30. A participação é aberta ao público, por meio de inscrição gratuita na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/cidadania-honoraria-a-cesar-menotti-e-fabiano/2538261

“A gente fica até sem palavras, porque Belo Horizonte tem um significado tão expressivo na história de César Menotti & Fabiano, e receber esse título de Cidadão Honorário é de uma honra enorme. O carinho e o acolhimento que tivemos aqui desde quando chegamos sempre foi algo único e especial, podem ter certeza que tudo isso é mais do que recíproco”, revelam os irmãos.

Os dois cantores, compositores e instrumentistas viveram em Ponte Nova, na Zona da Mata Mineira, até se mudarem para Belo Horizonte, ainda bem jovens. Mas nenhum deles é mineiro de nascimento. A terra natal de César é Itapira (SP) e Fabiano nasceu em Califórnia (PR). Mas foi a capital mineira que eles elegeram para viver com suas famílias e onde iniciaram a trajetória musical.

“Para mim é uma honra indicar essa homenagem que, na verdade, é um título concedido pela população de Belo Horizonte. A homenagem ganha ainda maior expressão por ser concedida nos 20 anos de carreira da dupla”, revela o vereador Sérgio Fernando. Ele lembra que “ser cidadão honorário é uma das maiores honrarias concedidas pela Câmara Municipal”.

Carreira de sucesso

Em Belo Horizonte, César e Fabiano tocaram em bares frequentados por universitários. Em um deles, o Observatório, sediado no bairro Vila da Serra, eles tinham data fixa de apresentação nas terças-feiras, onde o público enfrentava fila para assisti-los.  A partir daí a carreira decolou e César Menotti e Fabiano se consagraram como uma dupla de  grande sucesso na música brasileira, colecionando recordes de público, títulos e vendas de discos.

O primeiro disco da dupla foi lançado em 2004. Um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto “Palavras de Amor”, gravado em Belo Horizonte, que trouxe projeção com os hits “Leilão”, “Anjo” e “Palavras de amor”. Em 2006, o sucesso da dupla continuou ascendente. Foram mais de 180 shows em diversos estados, vários programas de televisão e músicas entre as mais tocadas das rádios de todo país.

Em 2008, a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. A popularidade deles rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Em 2023 foram aclamados embaixadores da festa de Barretos.

Segundo a crítica, o trabalho dos “irmãos Menotti” tem contribuído para a proliferação da música sertaneja e da autêntica música caipira junto ao público jovem. Hoje, com mais de 1 milhão de cópias vendidas, eles são considerados os pioneiros do estilo sertanejo universitário. O carisma da dupla, faz com que César Menotti & Fabiano sejam classificados como um dos melhores do segmento, atraindo públicos de diversas faixas etárias.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br