26.7 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaPCMG promove formatura de novos policiais e servidores administrativos

PCMG promove formatura de novos policiais e servidores administrativos

Na manhã de quinta-feira, 18 de julho, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a formatura de 34 servidores que completaram o Curso de Formação Técnico-Profissional para o efetivo policial e o Curso de Preparação para o Exercício da Função Administrativa. Esses cursos formaram um total de 1.430 novos empossados, aprovados no último concurso para todos os cargos da instituição.

Capacitação e Mensagem

Os formandos, capacitados para funções em investigação criminal, atividades de polícia judiciária e serviços técnicos, incluíam dois delegados, cinco escrivães, 21 investigadores, dois analistas e quatro técnicos assistentes. A capacitação foi conduzida pela Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) seguindo o programa curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, incentivou os novos profissionais a sempre combaterem o crime com dedicação e a manterem um compromisso firme com a segurança pública em Minas Gerais. Ela também enfatizou a importância das recentes melhorias e investimentos na PCMG, mencionando projetos de modernização que visam melhorar a investigação e a inteligência policial.

Esforço e Dedicação

A diretora da Acadepol, delegada-geral Yukari Miyata, destacou a dedicação dos servidores ao longo do curso e a importância da capacitação contínua. Ela ressaltou que os desafios na carreira policial são constantes e incentivam a busca por evolução e novos conhecimentos.

Cerimônia

A cerimônia ocorreu no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo membros do Conselho Superior da Polícia Civil, representantes do Poder Legislativo, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Ouvidoria de Polícia, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, do Tribunal Regional Eleitoral, do Tribunal de Justiça Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Incremento de Pessoal

Dos 1.430 servidores aprovados nos concursos de 2021 e 2022, tomaram posse 128 delegados, 668 escrivães, 183 investigadores, 54 médicos-legistas, 136 peritos criminais, 85 analistas e 176 técnicos assistentes. Para reforçar o quadro de pessoal, foi prorrogado por dois anos, a partir de 28 de junho de 2024, o prazo de validade do concurso público para o cargo de escrivão (Edital nº 04/2021). A PCMG também está organizando um novo concurso para 255 vagas nas carreiras de delegado, investigador, perito criminal e médico-legista, conforme anunciado em dezembro do último ano.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br