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Falha global em software de segurança causa atrasos em voos da Azul e indisponibilidade no aplicativo do Bradesco

Um apagão cibernético global, causado por uma falha na atualização de software da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou diversas empresas brasileiras, especialmente no setor aéreo e bancário, nesta sexta-feira (19). A Azul enfrentou atrasos em alguns voos devido à intermitência no sistema de gestão de reservas, com recomendações para que os passageiros chegassem mais cedo aos aeroportos. No Aeroporto Internacional de Brasília e no Santos Dumont, o impacto foi limitado a voos da Azul, enquanto a Força Aérea Brasileira não reportou problemas.

Globalmente, aeroportos em cidades como Tóquio, Amsterdã e Berlim, além de companhias aéreas como American Airlines e Delta, também sofreram atrasos e cancelamentos. No Reino Unido, sistemas de reservas médicas e a Sky News foram afetados.

No setor bancário, clientes do Bradesco enfrentaram indisponibilidade no aplicativo do banco. A Febraban informou que a maioria dos bancos normalizou seus serviços ainda pela manhã. O Banco Central não foi afetado.

A Cemig, em Minas Gerais, também reportou instabilidade em seus canais de atendimento virtuais. Passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, enfrentaram longas filas e cancelamentos de voos. A Azul informou que os passageiros afetados estão recebendo assistência conforme previsto pela Anac, e recomendou verificar o status dos voos antes de se dirigir aos aeroportos.

O problema foi causado por uma atualização de conteúdo do sensor Falcon da CrowdStrike para Windows, que gerou a “tela azul da morte” em muitos computadores. A falha foi identificada, isolada e corrigida, segundo a CrowdStrike. A Microsoft confirmou a resolução do problema, mas alguns serviços ainda enfrentam impactos residuais.


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