26.4 C
Belo Horizonte
InícioGeralCemig registra aumento de 92% de clientes prejudicados por pipas em junho

Cemig registra aumento de 92% de clientes prejudicados por pipas em junho

Levantamento Mostra Impacto Significativo

A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) registrou um aumento significativo no número de clientes prejudicados por ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica. Em junho de 2024, 144 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a essas ocorrências, representando um aumento de quase 92% em relação ao período anterior.

Dados Comparativos

Entre janeiro e maio de 2024, mais de 150 mil consumidores foram afetados por problemas causados por pipas. Somente no primeiro semestre, 300 mil consumidores sofreram interrupções no fornecimento de energia devido a 1.070 ocorrências. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mais de 181 mil clientes foram impactados em 503 ocorrências apenas em junho.

Riscos e Prevenção

O engenheiro eletricista da Cemig, Demetrio Aguiar, destaca que soltar pipa deve ser feito em locais descampados e sem o uso de linhas cortantes, para evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia. A prática de resgatar pipas presas à rede elétrica é altamente perigosa e pode causar acidentes graves.

Casos Recentes

No início de julho, um jovem em Ribeirão das Neves morreu ao tentar resgatar uma pipa presa na rede de média tensão, sofrendo um choque elétrico. Este incidente ressalta a importância de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de soltar pipas próximas à rede elétrica, especialmente durante o recesso escolar de julho.

Legislação e Campanhas de Conscientização

A Lei 23.515/2019 proíbe o uso de cerol ou linha chilena em pipas, impondo multas significativas para a comercialização e uso de linhas cortantes. A Cemig realiza campanhas de conscientização ao longo do ano em escolas e através de veículos de comunicação para educar a população sobre os perigos associados a essas práticas.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br