16.5 C
Belo Horizonte
InícioGeralMorre Frei Márcio Carneiro Cabral em Divinópolis

Morre Frei Márcio Carneiro Cabral em Divinópolis

Na noite de 22 de julho, aos 85 anos, Frei Márcio Carneiro Cabral, residente no convento Santo Antônio desde 2016, faleceu em Divinópolis. Ele havia sido hospitalizado no dia 14 de julho no hospital Santa Mônica.

Nascido em 17 de setembro de 1938, em Senador Firmino, MG, Frei Márcio, batizado como Pedro, iniciou sua vida religiosa em 1958 no noviciado em Daltro Filho, RS, adotando o nome Márcio. Ele fez sua profissão solene em 1962 e foi ordenado presbítero por Dom Serafim Fernandes de Araújo em 1964, em Divinópolis.

Durante sua vida, Frei Márcio serviu em diversas localidades. Após sua ordenação, atuou em Santos Dumont, auxiliando no seminário menor. Em 1967, iniciou o curso de jornalismo em São Paulo e, em 1971, tornou-se redator do periódico “A Semana” em Divinópolis. Em 1973, foi transferido para Teófilo Otoni, permanecendo até a paróquia de Fátima ser entregue à diocese. Serviu em Pirapora, Pará de Minas, Santos Dumont, Corinto, Salinas, Abaeté, São João del-Rei, Betim, Ubá, Jequitinhonha e, finalmente, Divinópolis.

Frei Márcio era conhecido por sua personalidade leve e brincalhona, além de ser um perfeccionista criativo. Tinha um escrúpulo litúrgico e suas celebrações eram marcadas por um toque teatral, especialmente durante a consagração.

Frei Laércio Jorge, que foi coroinha de Frei Márcio em Pará de Minas, relembra: “Ele dizia que a liturgia era como uma grande coreografia onde todos deveriam estar bem alinhados para que tudo fosse maravilhoso para nós e para a comunidade.”

A missa de Exéquias será celebrada às 12h no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, seguida pelo sepultamento em sua terra natal, Senador Firmino.

A comunidade franciscana expressa sua gratidão a Deus por ter tido Frei Márcio como irmão e ora para que ele seja recebido nos braços do Pai, com um sorriso no rosto, como ele sempre gostava.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br