26.7 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaViolência contra idosos em Minas Gerais atinge mais de 62 mil vítimas...

Violência contra idosos em Minas Gerais atinge mais de 62 mil vítimas em 2023

Dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais revelam que mais de 62 mil pessoas com 60 anos ou mais foram vítimas de violência no estado entre janeiro e julho de 2023. Isso representa uma média alarmante de 295 crimes por dia, ou 12 a cada hora. Os principais tipos de crime registrados incluem furto, estelionato e ameaça.

Um dos crimes que mais preocupa as autoridades e a população é o aumento dos golpes financeiros contra idosos. A aposentada Wilma Tinoco, de 62 anos, relatou ter sido alvo de diversas tentativas de fraude. Ela caiu em um golpe, e, recentemente, quase foi enganada novamente por uma tentativa mais sofisticada, em que um golpista se passou por atendente bancário simulando um bloqueio de conta.

Esses dados surgem em um contexto de crescimento significativo da população idosa em Minas Gerais. Segundo o Censo 2022 do IBGE, os idosos representam atualmente 17,8% da população do estado, o que equivale a aproximadamente 3,6 milhões de pessoas. A expectativa é que esse número continue aumentando, podendo chegar a 32% da população até 2060.

Nova Lei e Campanha de Conscientização

Para enfrentar os golpes financeiros contra idosos, uma nova lei estadual, sancionada pelo governador Romeu Zema em setembro de 2023, exige que instituições bancárias e financeiras promovam campanhas permanentes de conscientização e prevenção a esses crimes. A lei foi proposta pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, que destaca a importância de proteger essa população vulnerável.

Além disso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançará, em 1º de outubro, a segunda etapa da campanha “Seja o Cuidado”. A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a violência contra idosos, promovendo o respeito e a dignidade, além de estimular a denúncia de qualquer tipo de abuso ou violação de direitos.

Para denunciar violações contra idosos, é possível ligar para o Disque 181 ou o Disque 100.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br