28.4 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024PL e Federação encabeçada pelo PT elegem as maiores bancadas da Câmara...

PL e Federação encabeçada pelo PT elegem as maiores bancadas da Câmara de BH

Nas eleições de 2024 para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), o Partido Liberal (PL) e a Federação Brasil da Esperança, liderada pelo PT, conquistaram as maiores bancadas. Cada um elegeu seis vereadores, garantindo uma presença significativa no legislativo da capital mineira pelos próximos quatro anos.

Com a vitória expressiva do ex-assessor de Nikolas Ferreira, Pablo Almeida (PL), que se tornou o vereador mais votado da história de Belo Horizonte com 39.960 votos, o PL também assegurou o maior número de votos gerais, totalizando 157.228. Almeida, ao ultrapassar o recorde anterior de Duda Salabert (PDT), reforçou o crescimento do bolsonarismo na cidade. A bancada do PL inclui ainda Vile, Uner Augusto, Cláudio do Mundo Novo, Sargento Jalyson e Marilda Portela.

Do lado da Federação PT/PV/PCdoB, os seis eleitos incluem nomes tradicionais e novos. Pedro Rousseff, sobrinho-neto da ex-presidente Dilma Rousseff, e Luiza Dulci, sobrinha do ex-ministro Luiz Dulci, foram eleitos pela primeira vez. Eles se juntam aos veteranos Pedro Patrus e Bruno Pedralva, do PT, além de Wagner Ferreira (PV) e Edmar Branco (PCdoB), compondo a força progressista da Câmara.

A renovação da CMBH foi de 44%, com 18 novatos assumindo cadeiras. A eleição também reverteu a tendência de quatro anos atrás, quando 60% dos vereadores eram novos. Em 2024, 23 parlamentares conseguiram a reeleição, consolidando suas posições no cenário político local.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br