O bairro Jardim Felicidade, na região Norte da capital mineira, foi palco de mais um capítulo sangrento da disputa pelo controle do tráfico de drogas. Um homem foi morto e outros dois ficaram feridos durante um ataque a tiros na noite desta sexta-feira (22).
De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), testemunhas relataram que um veículo Volkswagen Nivus branco passou pela Rua 38 e seus ocupantes dispararam diversas vezes contra pessoas que estavam no local. O grupo criminoso teria usado pistolas semiautomáticas equipadas com carregadores estendidos, armamento característico de facções.
A vítima fatal foi identificada como Davi Ferreira Corgel, que morreu ainda no local. Apesar de ter passagem por roubo, a PM informou que ele não seria integrante da gangue “38”, facção com forte atuação no bairro.
Outros dois homens foram baleados: um jovem de 25 anos, atingido no peito, foi socorrido em estado grave para o Hospital Risoleta Neves e passou por cirurgia; já um homem de 34 anos, alvejado por uma suposta bala perdida na região do quadril, também foi hospitalizado, mas não corre risco de morte.
Guerra de facções
Moradores e fontes policiais apontam que a ação estaria ligada ao embate entre duas quadrilhas locais, conhecidas como “38” e “GB”, mas também há indícios de envolvimento de facções nacionais, como o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), que disputam áreas de venda de drogas na região.
Segundo a PM, os dois principais suspeitos do ataque são jovens de 23 e 26 anos, com vasta ficha criminal. Eles estão foragidos.
A guerra entre essas facções transformou o Jardim Felicidade em uma das áreas mais violentas de Belo Horizonte. Apenas no último ano, dezenas de homicídios foram registrados em decorrência de emboscadas, execuções e confrontos diretos.
Clima de medo
Moradores relatam viver em constante estado de tensão. “Aqui ninguém pode ficar na rua depois de certa hora. O bairro está em guerra, e quem paga é a população”, disse uma testemunha que preferiu não se identificar por medo de represálias.
Leia mais: Confronto entre facções deixa um morto e dois feridos no Jardim Felicidade, em BHAcidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-251 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira




