19.1 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaTrio é preso pela Rotam suspeito de explosões em agências bancárias no...

Trio é preso pela Rotam suspeito de explosões em agências bancárias no Sul de Minas

Polícia Militar apreende arsenal com armas de uso restrito, munição de fuzil, veículos clonados e drone em operação em Divinópolis

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prendeu, neste sábado (8), três homens suspeitos de envolvimento no ataque a agências bancárias da cidade de Ijaci, no Sul de Minas, ocorrido na madrugada da última quarta-feira (5). A ação foi realizada por equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado.

Com o grupo, os militares apreenderam duas armas de fogo — uma pistola calibre .40 e um revólver calibre .38 —, além de munições de calibres .40, .38, 5.56 (fuzil) e .12 (espingarda), quatro veículos clonados, um drone, um binóculo e roupas utilizadas no crime. O material foi localizado após trabalho de inteligência que rastreou o paradeiro dos suspeitos.

Segundo o tenente Renan Ottoni, comandante da operação, o serviço de inteligência da PMMG identificou o esconderijo do trio em Divinópolis.

“As informações indicavam que indivíduos suspeitos do ataque em Ijaci estavam homiziados na cidade. As guarnições da Rotam deslocaram-se até o local e efetuaram a prisão dos três, além da apreensão do arsenal e dos veículos clonados”, explicou o oficial.

💣 Ataque coordenado e armamento pesado

O ataque em Ijaci aconteceu por volta das 2h30 da madrugada de quarta-feira (5). Pelo menos cinco criminosos fortemente armados invadiram a cidade e atacaram simultaneamente as agências do Sicoob e do Bradesco, ambas localizadas na Rua Vigilato Vilas Boas, no Centro.

Durante cerca de 15 minutos de terror, os criminosos usaram barras de ferro e explosivos para destruir caixas eletrônicos, deixando cédulas queimadas e destroços espalhados pelas calçadas. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação e o som das explosões que acordou moradores.

Na fuga, os assaltantes abandonaram mochilas com munições de fuzil 5.56, espingarda calibre 12 e pistola ponto 40, material compatível com o que foi apreendido neste fim de semana.


🔍 Suspeitos teriam funções estratégicas no grupo

De acordo com informações obtidas pela PMMG, um dos presos confessou participação no crime e admitiu atuar na logística e reconhecimento da área, além de dar apoio à fuga da quadrilha. O trio seria parte de uma célula do chamado “Novo Cangaço”, modalidade criminosa caracterizada por ataques violentos e simultâneos a instituições financeiras em pequenas cidades do interior.

A Polícia Civil assumiu as investigações e vai analisar o material apreendido e imagens de câmeras de segurança para identificar outros envolvidos no esquema.


🧨 Onda de ataques e resposta da PM

Somente em 2025, Minas Gerais já registrou mais de 20 ataques a agências bancárias, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG). As ações, que se concentram em cidades de pequeno porte no Sul e Centro-Oeste do estado, envolvem armamento de grosso calibre e técnicas militares.

O tenente Renan Ottoni reforçou que a corporação mantém postura de tolerância zero diante do crime organizado:

“Não será admitida a prática desse tipo de crime em Minas Gerais. A Polícia Militar, por meio da Rotam, está pronta para combater a criminalidade violenta e proteger o cidadão mineiro”, afirmou o comandante.

Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Divinópolis, onde permanecem à disposição da Justiça.


📋 Resumo da operação

  • Local da prisão: Divinópolis (MG)
  • Data: Sábado, 8 de novembro de 2025
  • Suspeitos: três homens presos
  • Armas apreendidas: pistola calibre .40 e revólver calibre .38
  • Munições: calibres .40, .38, 5.56 (fuzil) e .12 (espingarda)
  • Outros materiais: quatro veículos clonados, drone, binóculo e roupas usadas no crime
  • Crime investigado: explosão de agências do Sicoob e Bradesco em Ijaci (5/11)

:::NOSSO GRUPO NO WHATS APP :::

Leia mais: Trio é preso pela Rotam suspeito de explosões em agências bancárias no Sul de Minas

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui