23.4 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaPCMG desmantela rede de tráfico e homicídios em Rodeiro

PCMG desmantela rede de tráfico e homicídios em Rodeiro

Na madrugada desta quarta-feira (26), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou a Operação Tartarus em Rodeiro, na Zona da Mata, cerca de 20 quilômetros de Ubá. Durante a ação, três homens, um de 19 anos e dois de 26 anos, foram presos, e um adolescente teve sua internação provisória decretada. Além disso, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão.

Apuração

As investigações, que duraram aproximadamente seis meses, identificaram um grupo criminoso responsável pela distribuição de drogas e diversos homicídios em Rodeiro, relacionados ao controle de pontos de venda de entorpecentes. O delegado responsável pelo caso, Douglas Motta, afirmou: “Os presos desempenham funções de logística, armazenamento e distribuição nas organizações criminosas. Além das prisões, a polícia apreendeu grande quantidade de drogas, armas de fogo, munições, veículos e uma quantia significativa de dinheiro em espécie.”

Apreensões e Perigos

Durante a operação, uma granada foi apreendida. O artefato, mal acondicionado e com risco de explosão, foi manuseado e destruído pela equipe da Coordenação de Recursos Especiais (Core) de Belo Horizonte.

Crimes Investigados

Entre os crimes investigados, destacam-se dois homicídios. No dia 29 de abril, um homem de 19 anos foi executado com aproximadamente dez disparos de arma de fogo no bairro Henrique Vanelli. Em 8 de maio, dois homens em uma motocicleta abriram fogo contra um homem de 26 anos em um bar na região central de Rodeiro, resultando em sua morte. Na casa da vítima, a polícia apreendeu uma arma de fogo, munições e 34 quilos de cocaína, indicando um possível conflito interno no grupo criminoso.

Impacto da Operação

O delegado Douglas Motta ressaltou a importância da Operação Tartarus para a segurança da região: “A operação Tartarus representa um golpe significativo contra o tráfico de drogas e os crimes violentos associados a essa atividade. Continuaremos trabalhando para garantir a segurança da população e enfraquecer essas organizações criminosas.” Ele também destacou a importância da colaboração da comunidade por meio de denúncias anônimas, fundamentais para o sucesso da operação e futuras ações contra o crime organizado.

Contexto da Operação

O nome da operação faz referência ao Tártaro da mitologia grega, um abismo profundo usado como prisão para os piores criminosos e entidades malignas. Assim como na mitologia, a operação visa confinar e neutralizar agentes perigosos que ameaçam a segurança e a paz da sociedade. A operação contou com cerca de 50 policiais civis especializados em investigações sobre tráfico de drogas e homicídios em Ubá, com apoio da Polícia Penal.

As investigações continuam em busca de outros suspeitos foragidos, visando desmantelar completamente a rede criminosa.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br