26.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoAnatel finaliza testes do novo sistema de alerta de desastres naturais via...

Anatel finaliza testes do novo sistema de alerta de desastres naturais via celular

Após completar a fase de testes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está se preparando para implementar o novo sistema brasileiro de alertas contra desastres naturais, como tempestades, enchentes e inundações, utilizando a rede de telefonia celular. O sistema, chamado de ‘Cellbroadcast’, utilizará tecnologias 4G e 5G das principais operadoras do país.

Gustavo Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, explicou em entrevista à Itatiaia que o alerta é direcionado para pessoas em áreas de risco, interrompendo qualquer atividade no celular para exibir um texto de advertência. Ele destacou que não é necessário um cadastro prévio, pois o sistema interpreta a região de risco e dispara o alerta para os dispositivos conectados às antenas que cobrem essa área, nas redes 4G e 5G.

A relevância do sistema ganhou destaque devido à crise climática no Rio Grande do Sul, afetado por chuvas intensas e enchentes. A gestão dos alertas ficará a cargo das Defesas Civis, que estão estudando protocolos para implementar a novidade. O sistema abrangerá situações como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

Para Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, a nova tecnologia representa um avanço significativo em termos de proteção, pois alcançará toda a população brasileira sem a necessidade de cadastro prévio. Após a aprovação da Anatel, a Defesa Civil começou a supervisionar a implementação dos alertas em onze pequenos municípios, com planos de lançamento nacional após o término dos testes.

O novo sistema se soma aos serviços existentes de alerta de desastres, como mensagens de texto (SMS), Telegram, Google Alertas, TV por assinatura e WhatsApp, oferecendo uma camada adicional de proteção e informação para a população em situações de emergência.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br