Chuvas chegam à várias cidades mineiras

Precipitações foram registradas em mais de 300 cidades de Minas Gerais

0
59

A primavera, que começou oficialmente neste domingo às 9h44 (horário de Brasília), marca a transição do inverno para o verão. Além de trazer flores às paisagens, a estação deve melhorar a qualidade do ar com o retorno das chuvas regulares, esperadas para os próximos dias.

Há relatos de precipitações em várias localidades da região metropolitana de Belo Horizonte, porém, as chuvas mais volumosas foram registradas no interior do estado.

Em Santana dos Montes, os raios e relâmpagos começaram a ocorrer no início da noite de sábado, 21. A chuva chegou em seguida, após as 23 horas, e durou até o amanhecer, acumulando cerca de 11 milímetros, pondo fim à um período histórico de seca na região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta para este domingo (22) para a possibilidade de tempestades com granizo em 315 cidades de Minas Gerais, incluindo a região Metropolitana de Belo Horizonte. O alerta previa chuvas intensas, com acumulados entre 30 mm/h e 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e risco de queda de granizo.

O Inmet apontou que havia baixo risco de cortes de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

As regiões agraciadas com as precipitações incluem a Zona da Mata, Oeste de Minas, Vale do Rio Doce, Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes.

A população deve se manter atenta às atualizações meteorológicas e evitar áreas de risco, como locais próximos a árvores e fiações elétricas, durante tempestades.