25.4 C
Belo Horizonte
InícioPolíticaELEIÇÕES 2024Eleições em Belo Horizonte: Esquerda busca candidatura única no primeiro turno  

Eleições em Belo Horizonte: Esquerda busca candidatura única no primeiro turno  

Com as eleições municipais de Belo Horizonte se aproximando, partidos de esquerda estão intensificando negociações para consolidar uma candidatura única já no primeiro turno. Até o momento, quatro pré-candidatos foram anunciados:

  • Rogério Correia (PT) – Deputado federal
  • Duda Salabert (PDT) – Deputada federal
  • Bella Gonçalves (PSOL) – Deputada estadual
  • Ana Paula Siqueira (Rede) – Deputada estadual

As conversas para unificação ganharam força devido à vantagem mostrada por candidatos de direita nas pesquisas recentes. PT e PDT já demonstraram intenção de se unirem, enquanto PSOL e Rede ainda não definiram se seguirão o mesmo caminho.

Rogério Correia e Duda Salabert se reuniram em Brasília, com os presidentes nacionais de seus partidos, Carlos Lupi (PDT) e Gleisi Hoffmann (PT), para discutir a união de forças.

Os critérios para definir o candidato único incluem:

  • Desempenho nas Pesquisas: O candidato melhor colocado nas pesquisas eleitorais próximas ao prazo de definição deverá ser escolhido. Até o momento, Rogério Correia tem se destacado.
  • Tempo de Televisão: Consideração do tempo de propaganda eleitoral gratuita.
  • Capacidade de Agregar Apoio: Avaliação da capacidade de cada candidato de unir lideranças e partidos em torno de sua candidatura.

Antes da definição do candidato, PT e PDT buscam alinhar seus programas de governo. O nome para vice deve preferencialmente ser uma mulher de centro, mas ainda há discussões em andamento.

PSOL e Rede

A maior resistência vem da federação PSOL-Rede. O PSOL insiste que a chapa deve ser encabeçada por uma mulher, devido ao histórico de Belo Horizonte nunca ter tido uma prefeita.

Ana Paula Siqueira da Rede discorda da candidatura de Bella Gonçalves, afirmando que sua pré-candidatura segue normal e que a decisão final deve ser tomada pela federação, de acordo com suas resoluções internas.

O PT aposta que a aliança com a federação PSOL-Rede será uma retribuição pelo apoio do PT à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo. No entanto, há resistência interna sobre a influência desse acordo nas eleições de Belo Horizonte.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br