23 C
Belo Horizonte
InícioSaúdeVacinação fica comprometida em Centro de Saúde de BH após furto de...

Vacinação fica comprometida em Centro de Saúde de BH após furto de cabos deixar localidade sem Internet 

O furto de fios elétricos comprometeu o atendimento no centro de saúde Noraldino de Lima, no bairro Nova Suíssa, na região Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (7 de junho). Os criminosos levaram os cabos de internet localizados na rua da unidade, fazendo com que o sistema da sala de vacinação ficasse inoperante e comprometendo a imunização dos populares que foram ao local.

Devido ao problema, as pessoas que chegavam na sala de vacinação eram informadas pelos funcionários de que não era possível acessar o cartão de vacinação dos pacientes, impossibilitando a imunização. Uma servidora informou à reportagem de O TEMPO que o problema ocorreu após o furto dos cabos de internet e que não havia previsão para a normalização do serviço.

A situação causou revolta entre os cidadãos. Uma mãe, que preferiu não ser identificada, foi até a unidade de saúde para garantir a imunização do filho de 4 anos contra a poliomielite e outras doenças como difteria, tétano e coqueluche, protegidas através da vacina DTP. “Dá raiva porque a gente vem e perde tempo. O jeito vai ser voltar de novo”, lamentou.

Um pai, que também terá a identidade preservada, lamentou o problema e disse que já considera recorrer à rede privada para garantir a imunização da filha, de um ano. “Falaram que só deve normalizar a vacinação na segunda-feira. Agora estou pensando até em pagar para não ter que passar por isso novamente”, disse ao deixar o centro de saúde.

Questionada sobre a situação, a prefeitura de Belo Horizonte afirmou que, devido à interrupção da internet e problemas no cabeamento da rua, os registros de atendimento no centro de saúde Noraldino de Lima estão sendo realizados de forma manual. A PBH garantiu que a unidade segue funcionando “normalmente nesta sexta-feira (7), com aplicação de vacinas, dispensação de medicamentos e atendimentos médicos e de enfermagem”.

A Polícia Militar (PMMG) não registrou ocorrências relacionadas ao furto de cabos na região nas últimas horas.

O problema ocorre um dia antes do Dia D de vacinação, que será promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte neste sábado (8 de junho), com o objetivo de ampliar a proteção das crianças de até 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil). Durante a ação, os 152 centros de saúde da capital, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o Serviço de Atenção à Saúde do Viajante estarão aplicando a vacina, das 8h às 17h.

No Parque Municipal e postos extras, a prefeitura também ofertará a vacina contra a gripe para pessoas acima de 6 meses e a vacina monovalente contra a Covid-19 para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nos centros de saúde e no serviço de atenção ao viajante, todas as vacinas que integram o calendário nacional de vacinação estarão disponíveis, permitindo que a população possa atualizar sua situação vacinal.

A situação no centro de saúde Noraldino de Lima reflete a vulnerabilidade dos serviços de saúde a atos de vandalismo e criminalidade, evidenciando a necessidade de medidas de segurança mais rigorosas para garantir a continuidade dos atendimentos essenciais à população.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br