28.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoBrasil prorroga isenção de vistos para turistas dos EUA, Canadá e Austrália...

Brasil prorroga isenção de vistos para turistas dos EUA, Canadá e Austrália até 2025

Essa medida é uma extensão do benefício que havia sido implementado anteriormente e que estava previsto para expirar em abril de 2023.

O governo federal do Brasil prorrogou a isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália até abril de 2025. Essa prorrogação foi oficializada por meio de um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Diário Oficial da União em 9 de abril.

Essa medida é uma extensão do benefício que havia sido implementado anteriormente e que estava previsto para expirar em abril de 2023. Sem essa prorrogação, os viajantes desses três países teriam que obter um visto brasileiro a partir de 10 de abril.

A justificativa para essa prorrogação baseia-se no princípio da reciprocidade, uma vez que Estados Unidos, Canadá e Austrália exigem vistos de cidadãos brasileiros que desejam visitar esses países.

O setor do turismo tem sido contra a imposição de vistos, argumentando que isso poderia reduzir o número de turistas provenientes desses países.

No passado, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro havia unilateralmente eliminado a exigência de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão em 2019, com o objetivo de fomentar o turismo internacional no Brasil.

Entretanto, a decisão de reestabelecer a exigência de vistos para os Estados Unidos, Canadá e Austrália foi adiada duas vezes devido a pressões e problemas no atendimento aos turistas desses países. Agora, essa exigência foi prorrogada novamente até abril de 2025.

É importante notar que essa prorrogação não se aplica ao Japão, pois o governo japonês decidiu retirar a exigência de visto para brasileiros em 2019, e o Brasil respondeu da mesma forma, não exigindo visto para cidadãos japoneses que desejam visitar o Brasil por até 90 dias.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br