O setor supermercadista de Minas Gerais está se preparando para um grande movimento de expansão em 2025. A previsão é de que aproximadamente R$ 1,2 bilhão sejam investidos para a inauguração de 80 novas lojas em todo o estado, conforme anunciou a Associação Mineira de Supermercados (Amis) nesta quinta-feira (6).
O impacto econômico dessas aberturas será significativo, gerando cerca de 8.400 novos postos de trabalho diretos. A pesquisa divulgada pela Amis se concentra nas unidades de autosserviço, caracterizadas por supermercados tradicionais que incluem seções como açougue, hortifrúti e padaria.
Em 2024, o setor já havia apresentado números de crescimento expressivos, com 88 novas unidades abertas. O destaque ficou para os formatos de atacarejo e supermercados de vizinhança, que, juntos, somaram 78 inaugurações. Esses tipos de loja têm se tornado cada vez mais populares no estado, atendendo a uma demanda crescente por conveniência e preços acessíveis.
No entanto, apesar da expansão significativa prevista para 2025, o setor ainda enfrenta desafios relacionados à contratação de mão de obra qualificada. O presidente-executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, ressaltou que, embora o setor seja um grande gerador de empregos, a dificuldade de recrutar colaboradores, especialmente em 2024, deve persistir em 2025. “O setor supermercadista é um impulsionador do desenvolvimento econômico e social. No entanto, enfrentamos uma grande dificuldade de contratação de pessoas, o que deve continuar sendo um desafio este ano”, afirmou Nametala.
Com relação ao consumo, a Amis aponta uma previsão de crescimento real de 3,30% nas compras das famílias em 2025, impulsionado pela manutenção dos níveis de emprego e renda. O bom desempenho do setor é, portanto, atrelado à estabilidade econômica, o que gera otimismo entre os supermercadistas para o próximo ano.
A perspectiva de crescimento nas vendas, junto ao forte movimento de novas lojas e investimentos, reflete a confiança do setor supermercadista mineiro na recuperação e continuidade da evolução econômica do estado.
Leia mais: Supermercadistas de Minas Gerais planejam investir R$ 1,2 bilhão em 2025 com abertura de 80 novas lojas- Belo Horizonte terá sexta-feira de calor com possibilidade de chuvas isoladas
- Mulher é encontrada morta dentro de casa em Ibirité, na Grande BH
- Atropelamento de vaca mata jovem de 19 anos e animal em Patrocínio, MG
- Minas Gerais registra 28 mortes por dengue e mais de 82 mil casos prováveis
- Bebê desaparece no Acre e mãe é morta após boato falso
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews