24.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & Mundo13,25% - Copom deve subir juros e abre incerteza sobre o futuro...

13,25% – Copom deve subir juros e abre incerteza sobre o futuro da economia

Em linha com as expectativas do mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (29/1) elevar a taxa básica de juros, a Selic, em um ponto percentual, para 13,25% ao ano. A decisão marca o início da gestão de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central e dá continuidade ao ciclo de aperto monetário iniciado em 2024.

A alta dos juros, no entanto, não veio acompanhada de novas sinalizações sobre os próximos passos do Copom. A expectativa é que o comitê adote uma postura mais flexível a partir do segundo trimestre, buscando ajustar a política monetária às novas informações e às mudanças no cenário econômico.

Pressões inflacionárias e incertezas

A decisão do Copom reflete a persistência das pressões inflacionárias e as incertezas em relação à economia global e à política fiscal brasileira. Embora a atividade econômica tenha mostrado sinais de arrefecimento, as expectativas de inflação para os próximos anos continuam elevadas, o que preocupa os agentes do mercado.

Economistas ouvidos pela Folha de S.Paulo avaliam que o Banco Central está adotando a postura correta ao manter a política monetária contracionista. No entanto, há divergências sobre o patamar máximo que a Selic poderá atingir e sobre o momento ideal para iniciar o ciclo de cortes de juros.

Dominância fiscal e o papel do Banco Central

A discussão sobre a dominância fiscal, ou seja, a perda de autonomia do Banco Central para controlar a inflação devido à expansão dos gastos públicos, também está presente no debate sobre a política monetária. Especialistas alertam para os riscos dessa situação e defendem a necessidade de uma política fiscal mais responsável para garantir a estabilidade da economia.

O que esperar para o futuro?

O futuro da economia brasileira dependerá, em grande medida, da capacidade do governo em controlar as contas públicas e de implementar reformas que estimulem o crescimento. Enquanto isso, o Banco Central continuará monitorando de perto a evolução da inflação e da atividade econômica, ajustando a política monetária conforme necessário.

Leia mais: 13,25% – Copom deve subir juros e abre incerteza sobre o futuro da economia

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Defesa Civil EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui