19.7 C
Belo Horizonte
InícioGeralPrefeitos pedem criação da Região Metropolitana da Zona da Mata e Vertentes

Prefeitos pedem criação da Região Metropolitana da Zona da Mata e Vertentes

O governo estadual ainda não se manifestou sobre o pedido.

A Associação Mineira de Municípios (AMM) solicitou ao governo de Minas Gerais a realização de estudos para a criação da Região Metropolitana da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. O pedido foi formalizado em uma carta entregue ao governador Romeu Zema (Novo) nesta semana.

Além da criação da nova região metropolitana, os prefeitos também reivindicam medidas para reforçar a segurança pública, devido ao aumento da criminalidade na divisa com o Rio de Janeiro, e a retomada das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora, paralisadas desde 2017.

Unindo esforços pelo desenvolvimento regional

O documento foi assinado por mais de 68 prefeitos e entregue durante o evento “Governança 4.0 – Imersão com Prefeitos”, realizado pela AMM. O presidente da entidade, Marco Vinicius Bizarro, destacou que a formalização da Região Metropolitana representará um avanço para a governança regional e para a implementação de políticas públicas mais eficientes.

“Esse passo é essencial para um planejamento urbano e territorial mais eficaz, que respeite as características econômicas e sociais de cada município. Além disso, fortalecerá o diálogo com os governos estadual e federal para garantir investimentos estratégicos na região”, afirmou Bizarro.

A carta ressalta que a criação da nova região metropolitana pode acelerar a conclusão de obras importantes, como a do Hospital Regional de Juiz de Fora, essencial para atender demandas reprimidas em ortopedia, trauma, queimaduras e neurocirurgia.

Potencial econômico e desafios

A Zona da Mata e o Campo das Vertentes possuem relevância econômica para Minas Gerais. A Zona da Mata representa 7,6% do PIB estadual e tem forte presença no setor de serviços (60,2%), além da agropecuária, especialmente na produção de café e leite. Já o Campo das Vertentes tem tradição na pecuária e indústria, com destaque para os setores de cimento, autopeças e calçados. O turismo também tem se consolidado como uma atividade em crescimento na região.

Os prefeitos argumentam que a formalização da Região Metropolitana pode contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e equilibrado, reduzindo problemas urbanos, melhorando a infraestrutura e fortalecendo a economia local.

Leia mais: Prefeitos pedem criação da Região Metropolitana da Zona da Mata e Vertentes

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui