28.1 C
Belo Horizonte
InícioEDUCAÇÃOAvanço no programa de bolsas em escolas particulares para alunos da rede...

Avanço no programa de bolsas em escolas particulares para alunos da rede pública em destaque na Câmara Municipal de BH

A proposta recebeu apoio de 11 vereadores e, após ser aprovada por 34 votos favoráveis e cinco contrários em primeiro turno, passou por análise das emendas em segundo turno.

O Projeto de Lei 616/2023, que propõe um programa de concessão de bolsas de estudo integrais para alunos da rede pública cursarem o ensino médio em escolas particulares, avançou em seu segundo turno na Câmara Municipal. Aprovado em primeira votação no início do mês, o projeto retornou à Comissão de Legislação e Justiça, que concluiu pela constitucionalidade e legalidade das emendas recebidas.

O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos que concluírem o ensino fundamental na rede pública a oportunidade de cursar o ensino médio em escolas particulares, mediante desconto no Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A proposta recebeu apoio de 11 vereadores e, após ser aprovada por 34 votos favoráveis e cinco contrários em primeiro turno, passou por análise das emendas em segundo turno.

Dentre as emendas, destaca-se a que determina que a instituição privada seja responsável pela cobertura dos custos com material escolar, transporte, uniforme e outras despesas paradidáticas do bolsista. Além disso, outras emendas visam garantir tratamento isonômico aos alunos bolsistas, condicionar a execução do programa à não oferta de vagas para o ensino médio na rede pública, entre outras especificações.

As emendas serão analisadas em outras comissões antes da votação definitiva da matéria.

**Veículos do Judiciário e Alerta de Radar também em Pauta**

Outros projetos discutidos incluem o PL 876/2024, que revoga a exigência de manter ligado o pisca-alerta de veículos utilizados por oficiais de justiça, e o PL 878/2024, que propõe a instalação de dispositivos luminosos em locais onde forem instalados radares de controle de velocidade. Enquanto o primeiro obteve parecer favorável para prosseguir na tramitação, o segundo foi reprovado pela Comissão de Legislação e Justiça em primeiro turno, cabendo recurso contra a decisão.

O debate sobre esses projetos reflete as diferentes perspectivas sobre questões relacionadas à mobilidade urbana, segurança viária e competências legislativas. As decisões tomadas terão impacto direto nas políticas públicas e na vida cotidiana dos cidadãos.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br