Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou uma grande operação contra o crime organizado, a Megaoperação Força Tarefa Estratégica, com foco inicial no Aglomerado Morro do Papagaio, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A ação visa combater não apenas homicídios e feminicídios, mas também o tráfico de drogas, furtos e roubos.
De acordo com o tenente-coronel Jésus Cássio de Abreu Júnior, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as operações já apresentam resultados positivos. “Tivemos uma redução de 25% nos homicídios no Morro do Papagaio em comparação aos anos de 2023 e 2024. Em uma análise de longo prazo, com base nas nossas estatísticas, a redução de homicídios em dez anos é de 50%. Em comparação com 1995, ano da criação do 22º BPM, esse tipo de crime caiu 64%”, afirmou o comandante.
Além de atuar no Morro do Papagaio, a operação será estendida a outras áreas consideradas críticas na capital mineira. O objetivo é proporcionar maior segurança à população e garantir a presença da polícia em locais de risco. “É importante que a população se sinta segura e que a Polícia Militar tenha acesso a qualquer ponto da cidade com total segurança”, acrescentou o tenente-coronel.
A PMMG tem se comunicado diretamente com a comunidade, enviando mensagens via redes sociais e distribuindo materiais informativos. A polícia também tem incentivado os moradores a fazer denúncias, seja pessoalmente ou pelo telefone 181. “Estamos conversando com comerciantes e incentivando a população a colaborar”, afirmou Abreu Júnior.
Primeiros Resultados
Na Rua Principal, esquina com a Avenida Arthur Bernardes, uma blitz realizada pela PM resultou na apreensão de um veículo Gol com documentação irregular. O motorista, filho da proprietária, explicou que o veículo estava com o IPVA vencido desde 2023, o que impossibilita sua regularização imediata.
A megaoperação conta com a colaboração de militares do 22º BPM, além de unidades especializadas como o Comando de Policiamento Especializado (CPE), o Comando de Missões Especiais (CME) e o Comando de Aviação do Estado (Comave). A ação continua com o objetivo de combater a criminalidade e garantir a segurança dos cidadãos.
Leia mais: Morro do Papagaio é alvo de megaoperação policial em BH com foco na redução da criminalidade- Nota de Barroso à The Economist causa desconforto no STF e reação da oposição
- Explosão em plataforma desativada da Petrobras na Bacia de Campos deixa 14 feridos
- Após seis feminicídios em um único dia, RS antecipa lançamento de plataforma para pedido de medida protetiva online
- Colisão entre carro e caminhonete mata mulher na MGC-154 no Domingo de Páscoa
- EUA e Irã avançam em negociações e iniciam esboço de novo acordo nuclear
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews