Uma operação de combate ao crime organizado realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Regional de Ubá, na Zona da Mata mineira, resultou na prisão de cinco suspeitos e na apreensão de um arsenal de armas de fogo, além de um veículo de luxo blindado e clonado.
A ação, desencadeada nas primeiras horas desta segunda-feira (23/6), faz parte de uma série de operações que têm como foco o combate ao tráfico de drogas e aos crimes violentos na região.
Arsenal apreendido
De acordo com o delegado regional de Ubá, Glaydson de Souza Ferreira, os agentes localizaram:
- Um fuzil calibre 5.56, de uso restrito
- Três pistolas calibre 9mm
- Uma pistola calibre .40
- Um veículo de luxo blindado com placas clonadas
Além do armamento, munições e outros materiais utilizados pela quadrilha foram recolhidos durante as buscas.
Alvos já eram investigados
Os presos, com idades entre 22 e 35 anos, já vinham sendo monitorados pela PCMG, após investigações que apontaram o envolvimento deles em homicídios, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e ameaças a rivais de outras facções.
Segundo a polícia, o grupo mantinha uma estrutura armada para impor domínio sobre áreas do tráfico de drogas em Ubá e cidades vizinhas, incluindo Visconde do Rio Branco, Tocantins e Rodeiro.
Veículo clonado
O veículo blindado apreendido durante a operação estava com placas clonadas e, segundo a polícia, pode ter sido utilizado em ações criminosas anteriores, incluindo deslocamentos para execuções de rivais.
A perícia vai investigar a origem do veículo e se ele foi roubado em outro estado.
Operação de impacto regional
Em nota, a PCMG afirmou que a operação tem caráter preventivo e repressivo, visando desarticular a logística de armamentos e a cadeia de comando da organização criminosa.
“Nosso objetivo é frear o avanço dessas organizações e evitar mais homicídios e crimes violentos na Zona da Mata”, destacou o delegado Glaydson Ferreira.
A Polícia Civil também informou que as investigações seguem para localizar outros integrantes do grupo, que podem estar escondidos em municípios próximos ou até mesmo em Belo Horizonte, segundo levantamentos preliminares.
Denúncias anônimas
A PCMG reforça que informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, com garantia de sigilo.
Leia mais: Polícia Civil desarticula quadrilha armada na Zona da Mata e apreende fuzil, pistolas e veículo blindado- Fuga atrapalhada: assaltantes são detidos empurrando moto após roubo no Paraíso
- Frio intenso e ar seco marcam a quinta-feira (17) em Minas Gerais; BH amanhece com sensação térmica de 5°C
- STF mantém aumento do IOF, mas revoga cobrança sobre risco sacado
- Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef, mas mantém delação premiada
- Vereadores de Itabira sofrem acidente na BR-381 a caminho de BH; caso só veio à tona uma semana depois
- Fuga atrapalhada: assaltantes são detidos empurrando moto após roubo no Paraíso
- Frio intenso e ar seco marcam a quinta-feira (17) em Minas Gerais; BH amanhece com sensação térmica de 5°C
- STF mantém aumento do IOF, mas revoga cobrança sobre risco sacado
- Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef, mas mantém delação premiada
- Vereadores de Itabira sofrem acidente na BR-381 a caminho de BH; caso só veio à tona uma semana depois
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira