19.7 C
Belo Horizonte
InícioÚltimas NotíciasFAB abate aeronave venezuelana carregada de drogas no Amazonas

FAB abate aeronave venezuelana carregada de drogas no Amazonas

Em uma operação conjunta com a Polícia Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) abateu, na terça-feira (11), uma aeronave venezuelana que invadiu o espaço aéreo brasileiro transportando entorpecentes. O incidente ocorreu em uma área de floresta próxima a Manaus, resultando na morte dos dois ocupantes da aeronave.

A FAB detectou a entrada de uma aeronave não identificada no espaço aéreo nacional e seguiu os protocolos de defesa aérea para interceptação. Inicialmente, foram realizadas tentativas de comunicação e instruções para que o piloto alterasse sua rota e pousasse em um aeródromo designado. Diante da ausência de resposta e do desrespeito às ordens, foram efetuados disparos de advertência. Como a aeronave continuou a desobedecer às instruções, foi classificada como hostil e, em última instância, abatida.

Após a queda, equipes da FAB e da Polícia Federal foram ao local e confirmaram a presença de uma carga de drogas na aeronave, além dos corpos dos dois tripulantes. As autoridades não divulgaram a quantidade exata ou o tipo de substância apreendida, e a identidade dos ocupantes ainda está sendo investigada.

Este tipo de ocorrência é raro no Brasil. A última vez que a FAB abateu uma aeronave sob circunstâncias semelhantes foi em 2015, quando um avião suspeito de contrabando proveniente do Paraguai foi alvejado após desobedecer às ordens de pouso. Naquela ocasião, a aeronave conseguiu aterrissar, apesar dos danos sofridos.

A Operação Ostium, da qual esta ação fez parte, é uma iniciativa permanente da FAB que visa reforçar a vigilância do espaço aéreo nas regiões de fronteira do Brasil, com o objetivo de coibir voos irregulares associados a atividades ilícitas, como o narcotráfico. A operação utiliza uma rede de radares e aeronaves de caça para monitorar e interceptar possíveis ameaças.

As investigações continuam para determinar a origem exata da aeronave, a rota planejada e possíveis conexões com organizações criminosas que atuam na região. A FAB reforçou seu compromisso com a proteção do espaço aéreo brasileiro e a prevenção de atividades ilegais que possam ameaçar a segurança nacional.

Leia mais: FAB abate aeronave venezuelana carregada de drogas no Amazonas

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui