17.6 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoMaduro ordena bloqueio da rede social X na Venezuela por 10 dias

Maduro ordena bloqueio da rede social X na Venezuela por 10 dias

Por trás dos motivos oficiais, está o fato de que o ditador quer silenciar a oposição, que se comunicava através da plataforma.

Nesta quinta-feira, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou o bloqueio da rede social X (anteriormente Twitter) por um período de 10 dias, acusando a plataforma e seu proprietário, Elon Musk, de incitar ódio e violar suas próprias normas. Segundo Maduro, a decisão foi tomada após a Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações) ter concluído que X promovia discursos de ódio e incitação ao confronto entre venezuelanos.

“X e Elon Musk violaram todas as normas da rede social, promovendo fascismo, guerra civil e morte”, afirmou Maduro em um comunicado. Ele declarou que, devido a essas infrações, a rede social será removida temporariamente da Venezuela. A medida faz parte de um esforço contínuo do governo venezuelano para controlar as vozes críticas e limitar a disseminação de informações que considera prejudiciais.

O bloqueio ocorre em um contexto de crescente tensão entre Maduro e Musk, que começou após as eleições na Venezuela em 28 de julho. Maduro alegou que Musk estava envolvido em um ataque hacker ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) no dia da eleição, uma acusação que Musk negou. Desde então, os dois têm trocado acusações publicamente. Musk reagiu às críticas de Maduro com um simples “aceito” em sua conta no X, e posteriormente comentou sobre a situação, referindo-se a Maduro como alguém que “vai amarelar”.

Maduro, por sua vez, desafiou Musk, afirmando: “Você quer briga, Elon Musk? Estou pronto, sou filho de Bolívar e Chávez, não tenho medo de você”. O confronto digital entre os dois líderes tem se intensificado, refletindo uma crescente tensão entre o governo venezuelano e a plataforma global de mídia social.


RELACIONADOS
Feito com muito 💜 por go7.com.br