Materiais Escolares Devem Ficar 5% a 9% Mais Caros em 2025 no Brasil

0
194
Os impostos são um componente importante no preço final dos materiais escolares. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com o início de 2025, a movimentação nas lojas de materiais escolares já é intensa. Livros, cadernos, lápis, canetas e outros itens devem ter um aumento de preço entre 5% e 9%, conforme previsão da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares. O aumento nos preços é atribuído a fatores como a alta tributação, custos de produção e a valorização do dólar.

Sidnei Bergamaschi, presidente-executivo da associação, destacou que a carga tributária tem um impacto significativo no preço final dos produtos. “Diversos produtos têm até 40% de impostos. Nos itens que formam a cesta, quase metade do preço do produto final é imposto”, explicou.

Dicas do Inmetro para Evitar Problemas nas Compras
Para garantir que os materiais escolares adquiridos atendam aos padrões de qualidade e segurança, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) orienta os consumidores a ficarem atentos a algumas dicas:

Selo de Certificação: Verifique se o produto possui o selo de certificação do Inmetro.
Adequação à Faixa Etária: Certifique-se de que os itens são adequados à idade da criança.
Comprovante de Compra: A nota fiscal é essencial para garantir a procedência e facilitar eventuais reclamações.
Compra em Estabelecimentos Formais: Prefira lojas que ofereçam garantias sobre a qualidade e a procedência dos produtos.
O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, alertou para a importância de seguir essas orientações para evitar riscos à saúde e segurança das crianças e de outros usuários dos materiais.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui