18.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoGreve da Receita Federal paralisa comércio exterior e causa prejuízos bilionários

Greve da Receita Federal paralisa comércio exterior e causa prejuízos bilionários

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que já dura mais de dois meses, está gerando uma crise sem precedentes no comércio exterior brasileiro, com graves impactos para a economia nacional. Estima-se que mais de 75 mil remessas de importação e exportação estão retidas nos terminais alfandegários, bloqueando mercadorias essenciais e gerando prejuízos bilionários para empresas e consumidores.

Itens cruciais, como kits laboratoriais e peças industriais, estão entre os produtos mais afetados, comprometendo a cadeia produtiva e ameaçando a sobrevivência de pequenas e médias empresas (PMEs), além de colocar em risco a competitividade do Brasil no mercado global.

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), presidente da Frente Parlamentar de Logística e Mobilidade (FPLM), fez duras críticas à paralisação. Ele afirmou que “esses atrasos não afetam apenas as empresas de logística, mas destroem a competitividade do Brasil no mercado global. Produtos essenciais estão presos nos depósitos, prejudicando as cadeias produtivas e colocando PMEs em risco”.

De acordo com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP), greves anteriores resultaram em perdas de até R$ 3 bilhões em seis meses, e especialistas alertam que os danos desta paralisação podem ser ainda mais severos.

A greve começou em 21 de novembro, após o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) exigir reajustes salariais. No entanto, entidades como a FPLM e o Instituto Livre Mercado (ILM) destacam que o impacto econômico e logístico da greve é insustentável, clamando por uma solução urgente por parte do governo.

Rodrigo Marinho, diretor-executivo do ILM, afirmou: “A economia brasileira não pode ficar refém desse impasse. Empresas enfrentam dificuldades gigantescas, consumidores estão frustrados, e o país perde credibilidade internacional.”

A FPLM tem pressionado o Ministério da Fazenda e o Ministério da Gestão e da Inovação para intervir e desbloquear as operações alfandegárias. Especialistas alertam que o colapso logístico resultante da greve afeta setores estratégicos da economia e prejudica a imagem do Brasil como parceiro comercial. Sem uma solução rápida, o risco de um colapso no comércio exterior aumenta, comprometendo ainda mais a recuperação econômica do país.

Leia mais: Greve da Receita Federal paralisa comércio exterior e causa prejuízos bilionários

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui