18.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoElon Musk acusa governo dos EUA de financiar vitória de Lula em...

Elon Musk acusa governo dos EUA de financiar vitória de Lula em 2022

Empresário e assessor de Trump endossa teoria de fraude na derrota de Bolsonaro

Elon Musk afirmou em sua rede social X que o “deep state” dos Estados Unidos financiou a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Musk, que atualmente atua como assessor do presidente Donald Trump, respondeu a uma publicação do senador republicano Mike Lee (Utah) sobre o suposto envolvimento do governo de Joe Biden no pleito brasileiro.

Lee reagiu a uma matéria que mencionava o financiamento de uma fraude eleitoral no Brasil através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). “Se o governo dos EUA tivesse financiado a derrota de Bolsonaro por Lula, isso te incomodaria? Eu ficaria lívido. Quem está comigo nessa?”, questionou o senador. Em resposta, Musk escreveu: “Bem, o ‘deep state’ dos EUA fez exatamente isso.”

A expressão “deep state” refere-se a uma suposta estrutura de governo paralela que atuaria nos bastidores, influenciando decisões políticas sem o conhecimento público.

Financiamento da USAID ao Brasil

Dados oficiais apontam que a Usaid repassou cerca de 44,76 milhões de dólares (aproximadamente R$ 267 milhões) a ONGs e projetos no Brasil entre 2023 e 2024. O site Foreign Assistance, que monitora repasses do governo dos EUA, indica que 20 milhões de dólares foram enviados em 2023 e 24,76 milhões de dólares em 2024, embora os números possam ser ainda maiores.

Relação com o TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participou de ao menos dois eventos em 2021 em parceria com a Usaid. Em abril, o órgão lançou o Guia de Combate à Desinformação, supervisionado pelo Consórcio para Eleições e Fortalecimento do Processo Político (CEPPS), ligado à Usaid. Já em dezembro do mesmo ano, o então presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, participou do evento virtual “Eleições e a transformação digital”, promovido pela agência norte-americana.

Em sua participação, Barroso destacou que as plataformas de redes sociais deveriam colaborar com autoridades eleitorais para garantir a integridade do processo democrático e evitar a disseminação de fake news.

Declarações de Michael Benz

Michael Benz, ex-chefe da divisão de informática do Departamento de Estado dos EUA, afirmou recentemente que Jair Bolsonaro ainda estaria no cargo caso a Usaid não existisse. Em entrevista ao podcast War Room, de Steve Bannon, Benz disse que a agência financiou ações para pressionar o Congresso e o TSE a aprovar medidas contra a desinformação, impactando diretamente a comunicação do ex-presidente brasileiro.

Após essas declarações, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) cobrou investigações sobre o financiamento de organizações estrangeiras no Brasil, pedindo que o Itamaraty e órgãos de inteligência avaliem os riscos dessa interferência política.

As acusações reforçam a tensão entre aliados de Trump e o governo Biden, em meio a um cenário de polarização política nos Estados Unidos e no Brasil.

Leia mais: Elon Musk acusa governo dos EUA de financiar vitória de Lula em 2022

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui