O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) neste sábado (29) solicitando a reavaliação das prisões dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O pedido vem após a conversão da prisão preventiva de Débora Rodrigues dos Santos para o regime domiciliar.
Débora, que pichou a estátua da Justiça na Praça dos Três Poderes com a frase “perdeu, mané”, teve sua prisão alterada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após um pedido da própria PGR. O argumento foi de que ela já cumpriu praticamente um quarto da pena mínima prevista e, caso tivesse sido julgada, poderia obter progressão de regime.
Para Cavalcante, a decisão deve ser estendida a outros réus do 8 de Janeiro. “Se a própria Procuradoria mudou de posição no caso Débora, deve haver isonomia com os demais. Houve erro com Débora. Agora, que se corrija para todos”, afirmou o deputado em sua conta no X (antigo Twitter).
A soltura de Débora aconteceu no sábado, com a imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de contato com outros investigados.
Além de articular pela anistia dos presos do 8 de Janeiro, Sóstenes Cavalcante indicou que Débora Rodrigues pode ser lançada como candidata à Câmara dos Deputados nas próximas eleições, desde que o projeto de anistia seja aprovado. Caso contrário, a condenação no STF a tornaria inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.
O PL e outros partidos da oposição seguem pressionando pela anistia aos envolvidos nos atos de vandalismo de janeiro de 2023, enquanto o STF e a PGR mantêm a linha dura contra os réus, reforçando o caráter inconstitucional das ações.
Leia mais: Líder do PL pede revisão de prisões do 8 de Janeiro após decisão sobre Débora Rodrigues- Criminosos invadem obra em Sete Lagoas, rendem vigilante e furtam quase R$ 20 mil em materiais
- Suspeito de tentativa de homicídio é preso com submetralhadora e drogas em diligência da PM em Governador Valadares
- Manobras fiscais e risco econômico: TCU faz alerta contundente sobre gestão Lula
- Estudo liga consumo de óleos vegetais comuns no Brasil a crescimento de câncer de mama agressivo
- Reajuste abaixo do piso nacional: Governo propõe aumento de 5,26% para servidores da educação em MG
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews