19.7 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoEconomistas preveem Selic acima de 15% sem ajustes fiscais

Economistas preveem Selic acima de 15% sem ajustes fiscais

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic para 13,25% ao ano, e economistas alertam que a taxa pode ultrapassar os 15% nos próximos meses. O principal fator para a alta dos juros é a inflação persistente, que só poderia ser controlada com ajustes fiscais eficazes.

Segundo Sergio Vale, da MB Associados, o Banco Central pode levar a taxa para 15% ou 16% para conter a inflação. Alex Agostini, da Austin Rating, afirma que a alta pode ser ainda maior, dependendo dos próximos indicadores econômicos.

Marcos Moreira, da WMS Capital, acredita que a Selic só começará a frear a inflação acima de 15,5%. Felipe Salles, do C6 Bank, reforça que, mesmo nesse patamar, pode não ser suficiente para estabilizar os preços.

O setor produtivo teme os impactos. O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, criticou o aumento, afirmando que juros elevados reduzem a competitividade da indústria brasileira. Centrais sindicais, como CUT e Força Sindical, também condenaram a decisão, alegando que penaliza trabalhadores e endividados.

A reunião do Copom ocorreu na chamada “superquarta”, quando o Fed (Banco Central dos EUA) manteve os juros entre 4,25% e 4,50%. O impacto das decisões será acompanhado de perto pelo mercado.

Leia mais: Economistas preveem Selic acima de 15% sem ajustes fiscais

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui