A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (26/02), uma megaoperação contra uma organização criminosa envolvida no contrabando de migrantes para os Estados Unidos. O esquema, que tinha como base Governador Valadares (MG), também operava no Espírito Santo e no Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 11 medidas cautelares, incluindo o bloqueio de bens que podem somar R$ 43 milhões.
As investigações apontam que o grupo, liderado por uma família de Governador Valadares, foi responsável pelo agenciamento de 669 pessoas que tentavam ingressar nos EUA via México. Além disso, estima-se que a análise do material apreendido possa revelar que o número total de vítimas ultrapasse 1.500 pessoas, entre adultos e menores de idade.
Estrutura do esquema criminoso
A organização possuía uma estrutura sofisticada, com núcleos especializados na captação de migrantes, compra de passagens aéreas, reservas de hotéis, falsificação de documentos públicos e criação de contas bancárias em nome de terceiros para movimentação financeira. Os criminosos cobravam valores elevados das vítimas, muitas vezes colocando-as em situações de extremo risco durante a travessia ilegal.
Mandados e apreensões
Foram cumpridos 11 mandados em Governador Valadares, dois no Espírito Santo e um no Distrito Federal. Além disso, ocorreram duas prisões em flagrante, uma por posse irregular de munição e outra por resistência à ação policial. Durante a operação, foram apreendidos documentos, dinheiro em espécie, joias e veículos que seriam utilizados pela quadrilha.
Penas e responsabilização
Os investigados responderão por crimes como participação em organização criminosa, promoção de migração ilegal, envio irregular de crianças ou adolescentes para o exterior, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsificados. As penas podem ultrapassar 33 anos de reclusão.
Esta é a maior operação já realizada pela PF em Governador Valadares contra o contrabando de migrantes, dada a quantidade de vítimas identificadas até o momento. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e dimensionar a real extensão do esquema criminoso.
Leia mais: PF desarticula maior esquema de contrabando de migrantes em Governador Valadares- EUA ampliam lista de líderes latino-americanos barrados por corrupção e violações de direitos humanos
- Homem morre após namorada jogar acetona e atear fogo em seu corpo em Barbacena
- Adolescente é executado a tiros em praça de Contagem; Suspeitos fugiram de moto
- Governo Lula Lança Campanha Publicitária para Reverter Baixa Popularidade
- Advogados de Bolsonaro Acionam OAB Contra Alexandre de Moraes: ‘Mãos Atadas’
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis EUA Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews