15.8 C
Belo Horizonte
InícioSegurançaExplosivo encontrado perto de escola em Miraí (MG) força suspensão de aulas;...

Explosivo encontrado perto de escola em Miraí (MG) força suspensão de aulas; Bope realiza detonação controlada

Aulas são suspensas após explosivo ser encontrado ao lado de escola em Miraí, na Zona da Mata


O que era para ser uma manhã comum de aulas se transformou em uma operação de emergência nesta quarta-feira (18) na Escola Estadual Santo Antônio, localizada no município de Miraí, na Zona da Mata mineira.

Funcionários da prefeitura que faziam um serviço de limpeza em um terreno vizinho à escola encontraram um artefato explosivo por volta das 8h da manhã. Assustados, eles acionaram imediatamente a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Por medida de segurança, a direção da escola decidiu suspender todas as atividades e evacuar o prédio, liberando estudantes, professores e demais funcionários.


Ação do Bope: detonação controlada

Equipes especializadas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMMG foram deslocadas para o local. Após análise técnica, os militares constataram que se tratava de um morteiro com carga incendiária, um tipo de explosivo de uso militar.

O artefato foi removido e levado para uma área isolada, onde foi feita a detonação controlada, sem causar riscos à população.


Clima de tensão entre alunos e moradores

A notícia rapidamente se espalhou pela cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, gerando preocupação entre pais de alunos e moradores da região.

A escola publicou um comunicado em suas redes sociais explicando que a suspensão das aulas foi uma medida preventiva, visando a segurança de todos.

"Por precaução, as aulas foram suspensas durante todo o dia de hoje. Agradecemos a compreensão de todos os pais, responsáveis e alunos. Em breve, informaremos o retorno das atividades escolares", informou a instituição.

Investigação sobre a origem do artefato

A Polícia Civil de Minas Gerais já assumiu a investigação para tentar descobrir como o explosivo foi parar no terreno. A principal linha de apuração é verificar se o artefato é remanescente de algum treinamento militar antigo ou se foi descartado de forma irregular.

Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou riscos de outros artefatos na área.


Outros casos semelhantes

Embora casos desse tipo sejam relativamente raros em Minas Gerais, o uso ou abandono indevido de artefatos explosivos em áreas urbanas preocupa as autoridades. Em situações anteriores, artefatos encontrados em obras ou terrenos baldios já exigiram intervenção do Bope em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Leia mais: Explosivo encontrado perto de escola em Miraí (MG) força suspensão de aulas; Bope realiza detonação controlada

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui