Estudantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte foram homenageados na manhã deste sábado (28) durante a cerimônia nacional de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição, considerada a maior do mundo no campo da matemática, contou com a participação de mais de 18,3 milhões de estudantes de 55,3 mil escolas em quase todos os municípios brasileiros.
Neste ano, a OBMEP premiou os alunos em duas categorias: regional, que avalia o desempenho por estado, e nacional, que reconhece os melhores resultados em todo o país. Os medalhistas nacionais de escolas públicas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.), onde receberão uma bolsa mensal de R$ 300.
A competição, criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Ela visa estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio do conhecimento.
Nesta edição, Minas Gerais se destacou ao conquistar 131 medalhas de prata, 416 de bronze e mais de 4.800 menções honrosas. Os premiados na categoria ouro receberão, além da medalha, materiais educacionais do Programa de Iniciação Científica e uma bolsa de estudos de um ano.
A OBMEP é aberta a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, abrangendo tanto escolas públicas quanto privadas. Além de estimular o interesse pela matemática, a competição contribui para a melhoria da educação básica e oferece oportunidades para que mais estudantes brasileiros tenham acesso a material didático de qualidade.
Com mais de seis milhões de participantes anualmente em mais de 95 países, a OBMEP tem se consolidado como um evento fundamental para o desenvolvimento acadêmico e social dos jovens no Brasil.