21.9 C
Belo Horizonte
InícioAgroQueijo Minas Artesanal é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

Queijo Minas Artesanal é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

Os tradicionais “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco nesta quarta-feira (4). A decisão, inédita para a cultura alimentar no Brasil, foi anunciada durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, em Assunção, Paraguai.

O governador Romeu Zema realizará um pronunciamento às 17h30 no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, celebrando o título.

Um símbolo da mineiridade

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, destacou que o reconhecimento vai além do valor gastronômico, unindo a tradição mineira à sustentabilidade e impulsionando o turismo. “Mais que um alimento, o Queijo Minas Artesanal reflete a relação dos mineiros com sua terra e história”, afirmou.

O presidente da Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo), José Ricardo Ozólio, também celebrou. “É uma atividade familiar com mais de 200 anos, passada de geração em geração. Este reconhecimento mundial fortalece nossa cultura e preserva os saberes tradicionais”, disse.

Impactos culturais e econômicos

Com o título, Minas Gerais se projeta como referência global em turismo de experiência. Rotas do queijo, festivais gastronômicos e visitas a queijarias ganham destaque, promovendo desenvolvimento econômico sustentável.

Leandro Grass, presidente do Iphan, ressaltou a importância da agricultura familiar na preservação das tradições e o impacto positivo do reconhecimento internacional para as comunidades produtoras.

Comemorações em grande estilo

A celebração oficial ocorre às 19h, no Palácio da Liberdade, com apresentações do violinista Marcus Viana, do Coro Sinfônico do Palácio das Artes e um show de drones exibindo imagens de queijos e símbolos da cultura mineira. Uma mesa de queijos será montada ao redor do coreto da Praça da Liberdade.

Entre os dias 6 e 14 de dezembro, cidades das 10 regiões produtoras receberão espetáculos de drones, promovendo ainda mais a cultura do Queijo Minas Artesanal.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS