A fila de espera para cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS) teve um aumento de 26% em 2024, em comparação com o ano anterior, atingindo mais de 1,3 milhão de brasileiros. Esse número corresponde à população de Porto Alegre (RS), refletindo a sobrecarga do sistema de saúde, agravada pelos atrasos causados pela pandemia de COVID-19. Entre os procedimentos mais procurados, as cirurgias de catarata se destacam como um dos maiores gargalos, além de um acúmulo de mais de 1 milhão de cirurgias adiadas ou canceladas nos últimos anos.
Apesar dos esforços do governo federal para reduzir as filas, com o lançamento, em fevereiro de 2023, do Programa Nacional de Redução das Filas, o número de pacientes na fila continua crescendo. O programa oferece incentivos financeiros para que estados e municípios acelerem a realização dos procedimentos, mas ainda assim a situação permanece crítica, especialmente nos estados mais populosos, como São Paulo e Minas Gerais, que concentram quase 600 mil pacientes esperando por cirurgia.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que, apesar do aumento da fila, o SUS realizou quase 14 milhões de cirurgias eletivas em 2024, um número recorde. No entanto, o tempo médio de espera para determinados procedimentos continua elevado, chegando a até dois anos e quatro meses em alguns casos.
Para tentar melhorar essa situação, o Ministério da Saúde tem estabelecido prazos mais curtos para cirurgias prioritárias, como as oncológicas, que devem ser realizadas em até 30 dias. Outras especialidades terão prazos de até 60 dias. No entanto, especialistas alertam que o problema estrutural persiste, com hospitais superlotados, falta de profissionais e déficits no financiamento do SUS.
Embora o governo tenha realizado uma grande quantidade de cirurgias, a realidade da fila crescente e dos longos tempos de espera evidencia as falhas no sistema e a dificuldade de atender à demanda da população que depende do SUS.
Leia mais: Fila de cirurgias no SUS aumenta 26% e já atinge 1,3 milhão de brasileiros- PCO critica STF e diz que ditadura era “Mais Justa” após condenação de mulher a 14 anos por pichação com batom
- PCMG desmantela esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro em Santa Luzia
- Homem é executado com 27 tiros em distribuidora de bebidas em Betim; Polícia investiga três suspeitos
- Carretas carregadas com soja são roubadas na BR-050 em Delta; Polícia recupera carga e veículos
- PCC tentou, sem sucesso, se aproximar de ministro do STF, revela investigação do Gaeco
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews