19.9 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoO Estadão critica a duração do inquérito das fake news e o...

O Estadão critica a duração do inquérito das fake news e o considera um “instrumento arbitrário de poder”

Em um editorial publicado nesta segunda-feira (17), o jornal O Estado de S. Paulo classificou o Inquérito 4.781, conhecido como inquérito das fake news, como um “instrumento ilegítimo de exercício de poder monocrático” pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A publicação destaca que a investigação completou seis anos na última sexta-feira (15) sem qualquer perspectiva de conclusão.

O jornal aponta que o inquérito tem sido utilizado para “concentrar poder” nas mãos de Moraes e critica a falta de definição clara sobre o que é considerado “fake news” ou “desinformação”. Segundo o Estadão, essa situação coloca em risco a liberdade de expressão e a separação de poderes.

O editorial também relembra casos de censura a veículos de comunicação, como a revista Crusoé e o site O Antagonista, e questiona a constitucionalidade do inquérito. O jornal finaliza afirmando que uma investigação não pode durar indefinidamente sem que haja indiciamentos concretos ou arquivamento.

Leia mais: O Estadão critica a duração do inquérito das fake news e o considera um “instrumento arbitrário de poder” Leia mais: O Estadão critica a duração do inquérito das fake news e o considera um “instrumento arbitrário de poder”

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui