Os setores de comércio e serviços foram os principais responsáveis pela geração de empregos em Belo Horizonte durante outubro, representando 66,78% das contratações líquidas na capital mineira. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as admissões superaram os desligamentos em 789 vagas no comércio e em 1.557 no segmento de serviços, contribuindo para o saldo positivo de 3.513 empregos líquidos no município.
Os dados, analisados pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, mostram que Belo Horizonte teve uma participação relevante no mercado de trabalho mineiro, respondendo por 21% das admissões e 20% das demissões registradas no estado no período.
Cenário estadual
Em Minas Gerais, o saldo geral de empregos em outubro foi de 3.176 contratações, número significativamente menor que o saldo de setembro. No estado, o setor de comércio e serviços concentrou 37% das vagas abertas.
A análise revela que jovens entre 17 e 24 anos representaram 60,4% das movimentações no mercado de trabalho, enquanto o ensino médio predominou entre os contratados, com 45,9%.
Perspectiva econômica
Apesar do saldo de outubro ser inferior ao do mês anterior, a economista Fernanda Gonçalves, da Fecomércio MG, destaca a resiliência do mercado de trabalho mineiro diante de desafios econômicos, como altas taxas de juros e o crescimento da inflação. “Outubro marca o início do ‘super trimestre’, período de preparação para as festas de fim de ano, que impulsiona contratações temporárias nos setores de comércio e serviços”, explica.
A expectativa é que a reta final do ano mantenha o mercado aquecido, com a perspectiva de maior movimentação econômica em função do aumento no consumo típico das festividades.
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews