24.9 C
Belo Horizonte
InícioEsporteJustiça confirma Cruzeiro x Palmeiras com portões fechados e reforça autonomia da...

Justiça confirma Cruzeiro x Palmeiras com portões fechados e reforça autonomia da CBF

A Justiça de Minas Gerais manteve, nesta terça-feira (3), a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de realizar o confronto entre Cruzeiro e Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro, sem a presença de público. A partida está marcada para esta quarta-feira (4), no Mineirão, em Belo Horizonte.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o governo estadual haviam solicitado à Justiça que o jogo ocorresse com torcida única do Cruzeiro, além do banimento da torcida organizada Mancha Alviverde por dois anos. O pedido foi feito após um confronto entre torcedores em 27 de outubro, que resultou em 12 feridos e uma morte.

Decisão judicial

Na decisão, o juiz Ricardo Sávio de Oliveira, da 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, destacou que a CBF possui autonomia e legitimidade para determinar regras e procedimentos sobre as competições que organiza, conforme a Constituição Federal e a Lei Geral do Esporte. Ele também apontou que não haveria tempo hábil para a venda de ingressos, uma vez que a legislação exige que sejam disponibilizados com 48 horas de antecedência.
“O que se pretende não é cercear o acesso de torcedores à partida, mas garantir a integridade física dos presentes e a ordem social”, afirmou o magistrado.

Entenda o caso

Inicialmente, a CBF havia liberado a presença de torcedores no estádio, desde que houvesse concordância da Polícia Militar (PMMG) e do MPMG. No entanto, após avaliações de segurança, a entidade determinou que a partida ocorresse com portões fechados, justificando que o risco à segurança não seria resolvido com torcida única.

A PMMG, que havia garantido condições de segurança para qualquer cenário, planejava discutir o tema em uma reunião na manhã desta quarta-feira (4). Contudo, com a decisão judicial, a reunião foi cancelada. A corporação convocou uma coletiva de imprensa às 10h para apresentar seu posicionamento oficial.

A confirmação do jogo sem público representa um desdobramento importante em meio ao debate sobre segurança nos estádios, trazendo à tona a necessidade de medidas mais eficazes para prevenir episódios de violência no futebol brasileiro.

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS