Belo Horizonte terá um domingo (5) marcado por temperaturas elevadas e condições meteorológicas instáveis. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem variar entre 17°C e 27°C, com céu nublado, ventos fracos e possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
O “efeito cebola” — caracterizado por manhãs frias e tardes quentes — deve persistir durante a semana. A Defesa Civil da capital mineira já emitiu um alerta para a tarde deste sábado (4), destacando o risco de chuvas fortes nas próximas horas. Às 15h, a temperatura na cidade era de 26°C, com umidade relativa do ar em 61%.
Chuvas continuam e acumulados superam 20% da média mensal
As chuvas devem se prolongar até o dia 8 de janeiro, segundo a Defesa Civil. Em apenas três dias, as regionais Centro-Sul, Oeste e Noroeste acumularam mais de 20% da precipitação esperada para todo o mês. A região Noroeste apresenta risco geológico forte, enquanto as regiões Oeste e Centro-Sul estão sob risco moderado até terça-feira (7).
Os volumes de chuva em dezembro também ultrapassaram a média histórica, aumentando a atenção para deslizamentos e enchentes.
Sinais de alerta e recomendações
A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos aos sinais de risco de deslizamentos, como trincas em paredes, rachaduras no solo, água empoçando ou minando de barrancos, e estalos em estruturas.
Recomendações durante a chuva:
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e não atravesse ruas inundadas.
- Não se abrigue ou estacione veículos debaixo de árvores.
- Redobre a atenção em encostas e morros.
- Não se aproxime de cabos elétricos rompidos; em caso de necessidade, acione a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
A persistência das chuvas reforça a necessidade de atenção e prevenção para minimizar riscos e preservar a segurança da população.
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews