18.4 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoHomem mais velho do mundo é brasileiro e recebe aposentadoria do INSS...

Homem mais velho do mundo é brasileiro e recebe aposentadoria do INSS há 46 anos

João Marinho Neto, o homem mais velho do mundo, com 112 anos, é brasileiro e reside em Apuiarés, no Ceará. Ele completou 112 anos em novembro de 2024 e, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), recebe aposentadoria há 46 anos. João foi reconhecido como o homem mais velho do Brasil, da América Latina e, agora, como o mais velho do mundo. Ele nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape (CE), e, desde 1978, recebe o benefício de aposentadoria como empregador rural, após iniciar seu benefício aos 66 anos.

João é o último homem sobrevivente nascido em 1912, e atualmente mora em um lar de idosos, em uma cidade onde não há agência do INSS devido ao pequeno número de habitantes. A unidade mais próxima fica em Pentecostes (CE), a cerca de 30 km de distância.

Além disso, o INSS anunciou que, a partir de agora, não haverá mais a suspensão de benefícios para aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida. A prova de vida, que antes exigia que os beneficiários se apresentassem pessoalmente, agora é realizada automaticamente, com o uso de dados obtidos de outras instituições públicas. Até agora, cerca de 93% dos dados dos beneficiários foram verificados.


Aposentadoria em 2025: Regras e Mudanças

Em 2025, as regras de aposentadoria irão sofrer algumas alterações, de acordo com a reforma da Previdência de 2019. As mudanças principais incluem:

  • Idade mínima:
    • Mulheres: 59 anos (aumento de seis meses em relação à regra anterior).
    • Homens: 64 anos (também aumento de seis meses).
  • Tempo mínimo de contribuição:
    • Mulheres: 30 anos.
    • Homens: 35 anos.
  • Pontuação para aposentadoria:
    • Mulheres: 92 pontos (soma da idade e tempo de contribuição).
    • Homens: 102 pontos.

Essas mudanças se aplicam principalmente a quem já contribuía antes da reforma da Previdência e fazem parte das regras de transição, que estabelecem um meio-termo entre as exigências anteriores e as atuais. O objetivo é proporcionar aos trabalhadores a possibilidade de se aposentarem de acordo com a regra mais vantajosa para sua situação.

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui