24.3 C
Belo Horizonte
InícioBrasil & MundoJustiça determina prisão de Luciane Barbosa, a "Dama do Tráfico"

Justiça determina prisão de Luciane Barbosa, a “Dama do Tráfico”

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou, nesta quarta-feira (29/01/2025), a prisão definitiva de Luciane Barbosa Farias, conhecida como a Dama do Tráfico. Ela foi condenada a 10 anos de prisão por associação para o tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Luciane é esposa de Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) no Amazonas. De acordo com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), ela era o braço financeiro da facção, responsável por lavagem de dinheiro, compra de imóveis e veículos de luxo, além da criação de empresas laranjas.

Reuniões com Autoridades em Brasília

Mesmo respondendo a processos criminais, Luciane participou de reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 2023, durante a gestão de Flávio Dino. Ela se apresentou como representante do Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), uma entidade que supostamente defende direitos humanos de presos.

A presença da condenada em encontros com autoridades gerou repercussão, levando o Ministério da Justiça a alterar regras de segurança para acesso ao prédio. Segundo a pasta, Luciane não teve seus dados verificados previamente porque entrou acompanhada de uma parlamentar.

Parlamentares de esquerda como André Janones (MG), e Guilherme Boulos (SP), também estiveram com a Dama do Tráfico.

Fim dos Recursos e Prisão

Luciane recorria em liberdade, mas seus recursos foram esgotados, resultando na inclusão de seu nome no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP).

A juíza Rosália Guimarães Sarmento destacou que, após o trânsito em julgado, cabe agora o cumprimento da pena. O MPAM reafirmou que Luciane desempenhava papel fundamental no crime organizado, utilizando sua “inteligência financeira” para ocultar dinheiro ilícito.

Em nota, Luciane nega envolvimento com facções criminosas e afirma estar sendo criminalizada por ser esposa de um detento.

Leia mais: Justiça determina prisão de Luciane Barbosa, a “Dama do Tráfico”

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Caratinga Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui