A capital mineira já contabiliza 465 casos de dengue e 81 casos de chikungunya desde o início do ano até o dia 28 de março, segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Não há registros de zika até o momento. A região Nordeste lidera o número de infecções por dengue, com 99 casos confirmados, seguida da região Norte (87) e Barreiro (60).
Ações de Combate ao Mosquito
Para conter a proliferação do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, a PBH intensificou as vistorias em imóveis, campanhas educativas e a aplicação de larvicidas. Até agora, mais de 1 milhão de vistorias foram realizadas na cidade.
Nesta quarta-feira (2), agentes visitaram residências no bairro Santa Efigênia, na região Leste, onde há 39 casos confirmados de dengue. A casa da família de Pedro Lansky foi uma das inspecionadas. “Ficamos mais seguros com essa ação. A gente cuida, mas os agentes fazem um controle mais eficaz”, disse o morador.
Segundo Eduardo Viana Gusmão, diretor de zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, a participação da população é fundamental no combate ao mosquito. “Pedimos que os moradores permitam a vistoria e realizem inspeções semanais em suas casas para eliminar criadouros”, destacou.
Quando larvas são encontradas em locais de difícil remoção, agentes aplicam biolarvicida para impedir que o mosquito chegue à fase adulta. “O larvicida tem ação temporária, então a melhor estratégia é eliminar os focos de água parada”, completou Gusmão.
Outras Medidas Preventivas
Além das vistorias, a PBH promove mutirões de limpeza para recolher materiais que possam acumular água e ações educativas em escolas municipais por meio do programa EducaZoo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
Dicas para evitar a proliferação do mosquito:
- Retire pratinhos de plantas;
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Armazene pneus em locais cobertos ou descarte corretamente;
- Lave frequentemente as vasilhas dos pets;
- Limpe calhas e telhados para evitar acúmulo de água;
- Vire garrafas e potes vazios;
- Mantenha o lixo bem fechado;
- Verifique o quintal para eliminar água parada;
- Retire água acumulada de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado;
- Trate piscinas com cloro regularmente.
A prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial para evitar novos surtos de dengue e chikungunya na capital.
Leia mais: Belo Horizonte Registra 465 Casos de Dengue e 81 de Chikungunya em 2025- Criminosos invadem obra em Sete Lagoas, rendem vigilante e furtam quase R$ 20 mil em materiais
- Suspeito de tentativa de homicídio é preso com submetralhadora e drogas em diligência da PM em Governador Valadares
- Manobras fiscais e risco econômico: TCU faz alerta contundente sobre gestão Lula
- Estudo liga consumo de óleos vegetais comuns no Brasil a crescimento de câncer de mama agressivo
- Reajuste abaixo do piso nacional: Governo propõe aumento de 5,26% para servidores da educação em MG
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews