Onofre Alves Lacerda, um agricultor familiar de 79 anos, foi o vencedor do 21º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG. O concurso, que avaliou 1.406 amostras de café de 146 municípios mineiros, elegeu o café de Onofre como o melhor da safra de 2024. A cerimônia de premiação ocorreu em Belo Horizonte, na quarta-feira (11/12), com a presença de autoridades do setor.
Bicampeão e Maior Pontuação
Onofre, residente no município de Espera Feliz, na região das Matas de Minas, tornou-se o primeiro bicampeão do concurso, pois já havia vencido em 2017. Ele obteve 92,7 pontos de 100 possíveis, a maior nota entre os concorrentes, na categoria Café Natural, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA). Essa conquista representa o reconhecimento de anos de tradição e dedicação ao cultivo de café, uma atividade que Onofre aprendeu com seu pai e avô.
Trabalho em Família e Sustentabilidade
Onofre divide seus 16 hectares de café com seus filhos, que também estão envolvidos no trabalho da propriedade, recebendo assistência técnica da Emater-MG. Além de vencer o concurso, Onofre foi premiado com o prêmio de Sustentabilidade, reconhecendo seu compromisso com boas práticas de produção sustentável, o que também o fez se destacar no programa de certificação Certifica Minas Café.
Outro destaque da região de Espera Feliz foi Altilina Evaristo Barbosa de Lacerda, que obteve 92,6 pontos e recebeu o certificado de Cafeicultora Destaque em Qualidade, além de conquistar o segundo lugar no concurso.
Premiação e Apoio ao Setor Cafeeiro
O vencedor estadual, Onofre Lacerda, recebeu um prêmio de R$ 10 mil, além do troféu e certificado. Outros produtores da região Matas de Minas também se destacaram, incluindo Manoel Protázio de Abreu e Silvânia Veiga Teixeira de Lacerda, ambos de Espera Feliz. O concurso é uma ação importante da Emater-MG, que visa promover o café mineiro, além de destacar a qualidade e o trabalho dos agricultores familiares no estado.
O concurso contou com o patrocínio do Sicoob Crediminas, supermercado Verdemar e Oficina do Espresso, e é realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews