A luta contra a desertificação e a seca que afetam Minas Gerais ganhou um importante passo nesta terça-feira (18) com a aprovação do parecer favorável do Projeto de Lei (PL) 3.588/22 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O PL tem como objetivo instituir a Política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no estado, e agora segue para a análise de outras comissões antes de ser submetido à votação no plenário da ALMG.
O projeto, que recebeu o apoio dos parlamentares da comissão, é de autoria de cinco deputados e dois ex-deputados. A proposta busca enfrentar os efeitos da seca e a desertificação que afetam diversas regiões do estado, principalmente o semiárido.
De acordo com o relator da proposta, deputado Lucas Lasmar (Rede), o PL define diretrizes para a implementação da política pública, que incluem a criação de programas, fundos e o cadastro das áreas vulneráveis à desertificação. Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de informações e monitoramento, bem como uma fiscalização socioambiental das áreas afetadas. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) será a responsável pela coordenação das ações, e as diretrizes do projeto buscarão integração com outras políticas públicas do estado.
O projeto é inspirado na Lei Federal 13.153, de 2015, que institui a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. Contudo, a versão estadual propõe ajustes para atender às especificidades de Minas Gerais, incluindo ações voltadas à convivência sustentável com o semiárido, região que enfrenta sérias dificuldades relacionadas à seca e à escassez de água.
O PL ainda passará pela análise das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agropecuária e Agroindústria e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). Após essas etapas, o projeto poderá seguir para votação no plenário da ALMG, com a expectativa de ser aprovado e contribuir para a melhoria das condições de vida nas regiões mais afetadas pela seca e desertificação no estado.
Com o avanço desse projeto, Minas Gerais poderá dar um passo significativo para enfrentar os desafios ambientais e socioeconômicos impostos pela seca, garantindo a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades afetadas.
Leia mais: Projeto de Lei para combater efeitos da seca em Minas Gerais avança na Assembleia Legislativa- Nota de Barroso à The Economist causa desconforto no STF e reação da oposição
- Explosão em plataforma desativada da Petrobras na Bacia de Campos deixa 14 feridos
- Após seis feminicídios em um único dia, RS antecipa lançamento de plataforma para pedido de medida protetiva online
- Colisão entre carro e caminhonete mata mulher na MGC-154 no Domingo de Páscoa
- EUA e Irã avançam em negociações e iniciam esboço de novo acordo nuclear
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews