Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição pública de ensino superior em que foram selecionados. O prazo, que inicialmente terminaria na última sexta-feira (31), foi estendido pelo Ministério da Educação (MEC).
Nesta edição, o Sisu aprovou 254.899 candidatos, sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 pela modalidade de cotas e 14.553 por ações afirmativas das próprias instituições.
Como realizar a matrícula?
Cada universidade define seus próprios critérios, procedimentos e documentos necessários para o registro acadêmico. Por isso, os aprovados devem verificar os editais institucionais, que podem especificar se o processo será presencial ou remoto.
Após o período de matrículas, as universidades terão até 6 de fevereiro para atualizar no sistema as vagas ocupadas. Além disso, entre 12 de fevereiro e 30 de setembro, as instituições poderão convocar candidatos da lista de espera. Para participar, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular tiveram até 31 de janeiro para manifestar interesse.
O que é o Sisu?
Criado em 2010, o Sisu é a principal plataforma de ingresso no ensino superior público brasileiro. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), respeitando o limite de vagas e os critérios de concorrência de cada curso.
Nesta edição, o MEC lançou o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece R$ 1.050 como incentivo financeiro para estudantes com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem 2024 e que optem por cursos presenciais de licenciatura. A iniciativa busca estimular a formação de professores e pode aumentar em 23% a procura por esses cursos.
Leia mais: Sisu 2025: Matrículas nas universidades devem ser feitas até esta segunda-feira (3)- Falta de comida e preços abusivos geram caos no primeiro dia da COP30 em Belém
- Remuneração fora do limite compromete credibilidade do Judiciário”, alerta novo presidente do TST
- Inflação no Brasil permanece em 4,55% ao ano, mostra Boletim Focus
- Bolsonaristas traçam ofensiva para conquistar maioria no Senado em 2026
- Gilmar Mendes afronta CPMI do INSS e causa reação no Congresso
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-116 BR-262 BR-365 BR-381 Contagem Corpo de Bombeiros Crime Cruzeiro Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Pouso Alegre Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews




