Um surto de uma doença ainda não identificada já causou mais de 50 mortes na República Democrática do Congo, com a maioria das vítimas falecendo em menos de 48 horas após o início dos sintomas. O surto começou no dia 21 de janeiro, na cidade de Boloko, após três crianças comerem um morcego e morrerem rapidamente.
Casos se espalham e autoridades investigam
Desde o início do surto, foram confirmados 419 casos e 53 mortes. No dia 9 de fevereiro, um segundo foco da doença foi identificado na cidade de Bomate, aumentando a preocupação das autoridades.
O Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica, em Kinshasa, analisou amostras de 13 pacientes e descartou ebola e outras febres hemorrágicas comuns. Algumas amostras testaram positivo para malária, mas especialistas ainda não confirmaram se essa é a causa do surto.
Consumo de animais selvagens pode estar relacionado
O consumo de carne de animais selvagens, como morcegos, é comum na região devido à escassez de fontes alternativas de proteína. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a República Democrática do Congo enfrenta surtos frequentes de doenças infecciosas, muitas delas transmitidas de animais para humanos.
A OMS alerta que o número de surtos desse tipo na África aumentou mais de 60% na última década, tornando essencial a vigilância epidemiológica e o rápido isolamento de casos suspeitos.
Em 2024, outro surto semelhante foi registrado no país, com sintomas parecidos com os da gripe, resultando em dezenas de mortes. Mais tarde, especialistas apontaram a malária como a provável causa da epidemia.
Leia mais: Doença misteriosa mata mais de 50 pessoas no Congo; Autoridades investigam causa- PCO critica STF e diz que ditadura era “Mais Justa” após condenação de mulher a 14 anos por pichação com batom
- PCMG desmantela esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro em Santa Luzia
- Homem é executado com 27 tiros em distribuidora de bebidas em Betim; Polícia investiga três suspeitos
- Carretas carregadas com soja são roubadas na BR-050 em Delta; Polícia recupera carga e veículos
- PCC tentou, sem sucesso, se aproximar de ministro do STF, revela investigação do Gaeco
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews