O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 3,4% em 2024, totalizando R$ 11,7 trilhões, superando ligeiramente a estimativa inicial do governo, que havia projetado um aumento de 3,3% para o ano. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho dos setores da Indústria e Serviços, enquanto a Agropecuária apresentou um recuo de 3,2%.
O setor industrial cresceu 3,3%, com destaque para a construção, que teve um aumento significativo de 4,3%, beneficiada pela maior ocupação, aumento na produção de insumos e a expansão do crédito. As Indústrias de Transformação também tiveram um bom desempenho, com um crescimento de 3,8%, sendo a produção de automóveis, equipamentos elétricos e produtos alimentícios as principais contribuições.
O setor de Serviços obteve um crescimento de 3,7%, com todas as suas atividades registrando avanços. As áreas de Informação e Comunicação (+6,2%) e Outras Atividades de Serviços (+5,3%) se destacaram, refletindo a recuperação e expansão do setor, que foi favorecido pela melhora nas condições econômicas.
Na ótica da despesa, a Formação Bruta de Capital Fixo teve um crescimento expressivo de 7,3%, impulsionado pela produção interna de bens de capital e pela expansão do setor da Construção. O Consumo das Famílias também registrou alta, avançando 4,8%, refletindo a melhora no mercado de trabalho e o aumento do crédito. O Consumo do Governo, por sua vez, subiu 1,9%.
No comércio exterior, as Exportações de Bens e Serviços cresceram 2,9%, enquanto as Importações tiveram um aumento de 14,7%, puxadas por produtos químicos, máquinas e equipamentos.
Apesar da queda da Agropecuária, que enfrentou desafios climáticos, especialmente nas culturas de soja (-4,6%) e milho (-12,5%), o desempenho positivo dos setores industrial e de serviços contribuiu para um resultado geral favorável para a economia brasileira em 2024.
Leia mais: Economia brasileira cresce 3,4% em 2024, impulsionada por indústria e serviços- PCO critica STF e diz que ditadura era “Mais Justa” após condenação de mulher a 14 anos por pichação com batom
- PCMG desmantela esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro em Santa Luzia
- Homem é executado com 27 tiros em distribuidora de bebidas em Betim; Polícia investiga três suspeitos
- Carretas carregadas com soja são roubadas na BR-050 em Delta; Polícia recupera carga e veículos
- PCC tentou, sem sucesso, se aproximar de ministro do STF, revela investigação do Gaeco
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira
CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO
Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews