A matemática vai levar uma estudante mineira com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para o outro lado do mundo. Aluna da Escola Estadual Professor João Câmara, na capital mineira, a jovem embarca nesta quarta-feira (2/7) para Singapura, onde representará Minas Gerais e o Brasil na edição 2025 da Singapore International Math Olympiad Challenge (SIMOC), uma das mais prestigiadas olimpíadas de matemática do planeta.
A competição acontece de 5 a 9 de julho e contará com a participação de estudantes de mais de 30 países. A estudante da rede estadual conquistou a vaga ao garantir uma medalha no Singapore Math Global Challenge 2024, etapa classificatória do evento.
O feito é inédito não apenas pela conquista acadêmica, mas pela representatividade: trata-se de uma estudante com TEA da rede pública estadual que superou desafios de aprendizado e sociais para se destacar em uma competição de altíssimo nível.
Incentivo e inclusão
A participação da estudante é fruto de uma política de valorização da educação inclusiva e do incentivo à ciência e ao raciocínio lógico. O Governo de Minas Gerais arcará com todos os custos da viagem, incluindo passagens, hospedagem e taxas de inscrição.
Além dela, mais 38 estudantes e 18 servidores de 10 escolas estaduais também participarão de olimpíadas em outros países, como Japão e Estados Unidos, em competições internacionais de matemática, ciências e robótica.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), o objetivo é ampliar oportunidades de desenvolvimento para alunos com talentos em áreas exatas e fortalecer a educação pública mineira no cenário internacional.
Sobre a SIMOC
A Singapore International Math Olympiad Challenge é um dos maiores eventos de matemática do mundo para estudantes do ensino básico e médio. Ela propõe desafios que vão muito além dos cálculos tradicionais, exigindo criatividade, trabalho em equipe e raciocínio lógico.
A edição de 2025 será realizada em Singapura, na Ásia, com provas individuais, em duplas e em equipes. Além da competição, os alunos participarão de atividades culturais e visitas educativas.
Inspiração para todos
A presença de uma estudante com TEA nesse cenário global é símbolo de inclusão, talento e superação. Segundo especialistas, a neurodiversidade não é impedimento, mas pode até ser um diferencial em áreas como lógica e matemática.
A história da jovem mineira já inspira educadores e estudantes de todo o país e reforça a importância de uma educação que reconheça e valorize diferentes formas de aprendizado.
Leia mais: Estudante com TEA da rede estadual de BH vai representar o Brasil em Olimpíada Internacional de Matemática em Singapura- Fuga atrapalhada: assaltantes são detidos empurrando moto após roubo no Paraíso
- Frio intenso e ar seco marcam a quinta-feira (17) em Minas Gerais; BH amanhece com sensação térmica de 5°C
- STF mantém aumento do IOF, mas revoga cobrança sobre risco sacado
- Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Alberto Youssef, mas mantém delação premiada
- Vereadores de Itabira sofrem acidente na BR-381 a caminho de BH; caso só veio à tona uma semana depois
Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BR-040 BR-262 BR-365 BR-381 Campeonato Mineiro Contagem Corpo de Bombeiros Crime Divinópolis Governador Valadares Grande BH Ibirité Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Nova Lima Patos de Minas Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Sabará Samu Santa Luzia Sete Lagoas Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira