19.1 C
Belo Horizonte
InícioGeralFuncionários terceirizados da educação de BH encerram greve após acordo com a...

Funcionários terceirizados da educação de BH encerram greve após acordo com a prefeitura

Os funcionários terceirizados da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, vinculados à Minas Gerais Administração e Serviços (MGS), decidiram encerrar a greve iniciada em 24 de fevereiro. A decisão foi tomada em votação apertada nesta segunda-feira (10), após a categoria aceitar a proposta de negociação apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O acordo prevê um reajuste de 7% nos salários e no vale-alimentação, além do estorno do corte de ponto dos dias paralisados, incluindo a manutenção do benefício do vale-alimentação. Os trabalhadores também garantiram que não haverá punições relacionadas à greve. A reposição dos dias parados será definida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Reivindicações e descontentamento da categoria

Apesar do fim da paralisação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-REDE/BH) destacou que a votação apertada reflete a insatisfação dos trabalhadores com suas condições de trabalho. Segundo a entidade, os terceirizados da educação enfrentam baixos salários e jornadas extensas, e seguirão mobilizados por melhores condições.

Os profissionais reivindicavam:

  • Reajuste salarial com recomposição da inflação e 10% de ganho real;
  • Equiparação salarial com trabalhadores de funções similares em Belo Horizonte e região metropolitana;
  • Fim da escala de trabalho 6×1;
  • Redução da jornada sem redução salarial.

Em nota, o Sind-REDE/BH destacou que, embora a greve tenha sido encerrada, a luta por melhores condições de trabalho continuará. “O movimento conseguiu avanços expressivos no reconhecimento da categoria pelo poder público e deu grande visibilidade à luta pela redução da jornada de trabalho”, declarou o sindicato.

A entidade também criticou a prefeitura, afirmando que Belo Horizonte paga os piores salários da região metropolitana e mantém uma das maiores jornadas de trabalho. O Sind-REDE/BH garantiu que acompanhará de perto a implementação dos compromissos assumidos pela PBH e continuará pressionando por avanços nas condições de trabalho dos terceirizados da educação.

Leia mais: Funcionários terceirizados da educação de BH encerram greve após acordo com a prefeitura

Acidente Assassinato Belo Horizonte Betim BH BR-040 BR-262 BR-381 Campeonato Mineiro Chuva Contagem Corpo de Bombeiros Crime Defesa Civil Divinópolis Governador Valadares Grande BH Inflação Ipatinga Itabira João Monlevade Juiz de Fora Lula Minas Gerais Montes Claros Norte de Minas Gerais Polícia Civil Polícia Federal Polícia Militar Polícia Militar Rodoviária Polícia Rodoviária Federal Previsão do Tempo Ribeirão das Neves Samu Santa Luzia STF Sul de Minas Gerais Triângulo Mineiro Tráfico Uberaba Uberlândia Vale do Aço Vale do Rio Doce Vespasiano Zona da Mata mineira

CLIQUE NO BANNER E ENTRE PRO NOSSO GRUPO


Para comentar as reportagens acesse; https://www.facebook.com/BHaovivoNews/ , https://x.com/Bhaovivonews e/ou https://www.threads.net/@bhaovivonews

 

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui